quarta-feira, 11 de junho de 2014

CHEFE DE ESTADO DE ANGOLA NO BRASIL




O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, está desde ontem no Brasil para uma visita oficial. Nesse seu regresso ao Brasil, cerca de quatro anos depois, o Chefe de Estado tem previstas deslocações a São Paulo, onde assiste à abertura do Campeonato do Mundo de Futebol Fifa 2014, e Brasília, a capital federal, onde tem previsto um encontro oficial com a Presidente Dilma Rousseff.

O Chefe de Estado desembarcou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, cidade onde permanece boa parte do tempo da sua visita ao Brasil. Amanhã, dia da abertura do Mundial de Futebol, o Presidente José Eduardo dos Santos, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Paula dos Santos, vai a São Paulo para o almoço que Dilma Roussef preparou à guisa de recepção oficial às distintas personalidades mundiais que vão em seguida ao Estádio Itaquerão, palco da cerimónia de abertura oficial e da partida inaugural entre as selecções do Brasil e da Croácia.

Convidados VIP

O Jornal de Angola soube de fonte do Palácio do Planalto que da lista de convidados da presidente Dilma Rousseff para o período de duração do Mundial Fifa 2014 consta, além do Chefe de Estado angolano, o Presidente russo, Vladimir Putin, a chanceler alemã, Angela Merkel, o rei, a rainha e o primeiro-ministro belgas, Felipe, Matilde e Elio di Rupo, o rei da Holanda, Guilherme Alexandre, o vice-Presidente dos EUA, Joe Biden, o Primeiro-Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, o Primeiro-Ministro da Croácia, Zoran Milanovic, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon. Foram ainda convidados Alberto II, príncipe de Mónaco e Tamin bin Hamad al-Thani, Emir do Qatar.

A lista de Chefes de Estado e de Governo convidados pela Presidente Dilma fica completa com José Mujica, do Uruguai, Michele Bachelet, do Chile, Rafael Correa, do Equador, John Dramani Mahama, do Gana, Juan Orlando Hernandez, das Honduras, Desire Bouterse, do Suriname, Evo Morales, da Bolívia, Horácio Cartes, do Paraguai e Uruhu Kenyatta, do Kenya. O Palácio do Planalto informou que foram convidados todos os presidentes dos países integrantes do Mercosul para a cerimónia de abertura oficial do Mundial.

A mesma fonte confirma os convites para a cerimónia de encerramento no dia 13 de Julho, para líderes dos BRICS (grupo integrado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que deverão reunir-se na cidade de Fortaleza no dia 15 de Julho. Esta reunião estava marcada para Abril e foi adiada para depois do Mundial a pedido do Presidente da China, Xi Jinping.

Encontro em Brasília

O Presidente
da República, José Eduardo dos Santos, tem previsto um encontro oficial no dia 16 com a sua homóloga brasileira, Dilma Rousseff, na capital federal, Brasília. A ocasião pode servir para a assinatura de um acordo de facilitação de vistos para utentes de passaportes ordinários, um documento que está a ser preparado por equipas dos dois países com vista a impulsionar a mobilidade entre Angola e Brasil.

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em 11 de Novembro de 1975, e as relações comerciais e económicas, entre os dois países, têm aumentando substancialmente nos últimos anos. 

Fazem parte da comitiva presidencial, a estas visitas de trabalho, vários membros do Executivo com destaque para os ministros de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, das Relações Exteriores, Georges Chikoti, da Energia e Águas, Baptista Borges, dos Transportes, Augusto Tomás, das Finanças, Armando Manuel, e da Construção, Waldemar Alexandre.

Kumuenho da Rosa, Brasília – Jornal de Angola – foto Rogério Tutti

Sem comentários:

Mais lidas da semana