segunda-feira, 2 de junho de 2014

Moçambique: É necessário distribuir dinheiro aos pobres para criar emprego




Esta posição foi defendida ontem na conferência “África em ascensão”

O País (mz)

O antigo ministro brasileiro do desenvolvimento social e luta contra a fome, Patrus Ananias, afirma que em parte alguma do mundo há emprego para todos. Por isso, é necessário transferir dinheiro para as famílias pobres, de modo a que consigam comprar comida para se alimentar, ir à escola para depois arranjarem emprego.

“Não há pleno emprego numa sociedade capitalista. Isto está a acontecer agora nos países desenvolvidos. Os programas de transferência de rendimentos às famílias pobres, como fizemos no Brasil, não se contrapõem ao emprego. Uma família sem renda ou com uma renda abaixo das suas necessidades básicas tem o direito de receber um complemento salarial que possibilite uma vida minimamente digna. Trata-se de um direito social”, explicou o antigo ministro do Brasil.

O ex-governante brasileiro defende que o assunto de emprego não deve ser tratado com “ilusão”, isto é, fazendo apenas promessas de emprego à população, enquanto nela se encontram analfabetos que são excluídos pelos capitalistas quando são lançadas oportunidades de trabalho no mercado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana