quinta-feira, 10 de julho de 2014

Portugal - Dívidas: famílias têm vergonha e medo de pedir ajuda ou ir para tribunal




O projecto SOS Famílias Endividadas recebeu menos pedidos de apoio do que se esperava. Os responsáveis deste programa dizem que famílias ficam «à espera de um milagre».

A rede da Confederação Nacional das Associações de Família para apoiar quem está endividado recebeu, nos primeiros seis meses de actividade, 761 pedidos de informação ou de ajuda e apenas 80 avançaram para uma solução efectiva do problema.

Os responsáveis deste projecto, sem fins lucrativos, admitem que é pouco e falam num misto de vergonha e medo: muitas famílias ficam à espera, até à última, por um milagre.

O Banco de Portugal revelou esta semana que o incumprimento das famílias atingiu em maio o valor mais elevado desde que existem registos.

Contudo, o director-executivo do SOS Famílias Endividadas admite que receberam menos pedidos de ajuda do que estavam à espera.

Hélder Mendes diz que sentimos que o endividamento «é um tema tabu, tão ou mais tabu do que o sexo, pelo que as pessoas não gostam de transmitir a ideia de que falharam ou cometeram erros, preferindo ignorar o que se passa e não assumindo as responsabilidades».

A maioria dos que procuram o SOS Famílias Endividadas deixaram a situação arrastar-se até uma fase em que pode ser tarde de mais, ficando à espera de uma espécie de «milagre». Hélder Mendes diz que notam um misto de vergonha ou medo de acabar em tribunal e ver a situação da família exposta perante a sociedade.

Os números de pedidos de ajuda são ainda mais baixos se tivermos em conta que, dos 761 pedidos de ajuda, apenas 80 avançaram para a reestruturação dos créditos ou o pedido de insolvência. O responsável do projecto sublinha que estas são soluções que podem fazer muito sentido até porque não basta falar com os bancos.

Hélder Mendes diz que o desconhecimento leva muitas famílias a pensar que as negociações só podem ser «feitas com os credores nos bancos, mas isso é uma utopia pois é mais provável ter êxito em tribunal onde as famílias têm uma maior capacidade de defesa».

Os responsáveis do SOS Famílias Endividadas acreditam que a informação pode ser a maior arma de uma família quando não consegue pagar os empréstimos.


Sem comentários:

Mais lidas da semana