terça-feira, 29 de julho de 2014

PR diz que Cabo Verde está preparado para receber cimeira da CPLP em 2016




Cidade da Praia, 28 jul (Lusa) - O Presidente de Cabo Verde afirmou que o país está preparado e disponível para receber a próxima cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 2016, caso o Brasil desista de organizar o evento.

Segundo o chefe de Estado cabo-verdiano, apesar de 2016 ser um ano com três eleições em Cabo Verde - presidenciais, legislativas e autárquicas - o país não pode dizer que não está disponível para realizar a reunião magna dos chefes de Estado e de Governo da CPLP.

"2016 é um ano em que vamos ter três eleições, além disso, vamos acolher a cimeira do Fórum PALOP. Ma o facto de ter eleições não exclui que possa haver duas cimeiras no mesmo ano em Cabo Verde. Temos que ponderar tudo, estamos em consultas, mas não podemos dizer que não estamos disponíveis", disse.

Em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV) numa escala em Luanda, Angola, após participar na X Cimeira da CPLP, que decorreu na semana passada em Timor-Leste, Jorge Carlos Fonseca afirmou, porém, que ainda é prematuro estar a falar do local da próxima reunião.

O Brasil deveria ser o país a receber a próxima cimeira da CPLP, em 2016, mas Jorge Carlos Fonseca explicou que por causa da ausência, quer da Presidente brasileira, Dilma Rousseff, quer do ministro dos Negócios Estrangeiros brasileiro em Timor Leste, não foi possível definir se o Brasil quer ou não ser anfitrião do evento.

A hipótese para Cabo Verde assegurar a presidência e realizar a próxima cimeira da CPLP foi colocada ainda em Timor Leste pelo primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, num discurso perante membros da comunidade portuguesa residente no país, na Escola Portuguesa Ruy Cinatti, em Díli.

No final da X Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada na quarta-feira passada, em Díli, não foi anunciada a próxima presidência da organização.

RYPE (IEL) // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana