terça-feira, 1 de julho de 2014

Presidente de Moçambique aplaude eleições na Guiné-Bissau




O Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, aplaudiu hoje a eleição de um novo Presidente e Governo na Guiné-Bissau, após dois anos de autoridades de transição, defendendo o apoio internacional, mas também cautela no respeito pela Constituição.

"Devíamos todos festejar o momento que a Guiné acaba de ter, com a cautela necessária, mas devíamos festejar", declarou hoje o Presidente, em Lisboa, destacando que o resultado das eleições naquele país representou "uma vitória".

No entanto, a situação "exige sempre a cautela de termos a certeza de que tudo vai continuar a respeitar as normas e a Constituição daquele país irmão", disse.

Armando Guebuza prometeu o apoio de Moçambique e de outros países, incluindo Portugal, às novas autoridades da Guiné-Bissau.

"Nós estaremos juntos, com Portugal, nessa batalha de apoio e com os outros países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e eu creio, também, com a própria União Africana", declarou.

O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, nomeou na semana passada Domingos Simões Pereira primeiro-ministro do país.

O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), antigo secretário-executivo da CPLP, assumiu o cargo de primeiro-ministro depois daquele partido ter vencido com maioria absoluta as eleições legislativas de 13 de abril.

Os novos órgãos de soberania eleitos em abril e maio sucedem às autoridades de transição, que tinham sido nomeadas depois do golpe de Estado militar de 12 de abril de 2012.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana