terça-feira, 2 de setembro de 2014

Moçambique – Acordo de Paz: Dhlakama regressa a Maputo cinco anos depois de abandono




Cinco anos depois de ter abandonado a capital do país para fixar residência na cidade de Nampula, de onde partiu mais tarde para Santunjira, distrito de Gorongosa, província de Sofala, o líder da Renamo volta esta quinta-feira à cidade do Maputo.

Segundo Saimone Macuiane, chefe da delegação da Renamo no diálogo político, que confirmou ontem informações avançadas domingo pela diplomacia italiana em Moçambique, através de um comunicado de imprensa, Dhlakama vem a Maputo para se encontrar com o Presidente da República, Armando Guebuza, de modo a selar os acordos assinados na mesa do diálogo político, incluindo o acordo de cessar-fogo.

O encontro Guebuza-Dhlakama está agendado para sexta-feira, em local e hora ainda não revelados.

Nesta segunda-feira, em mais uma ronda de diálogo político, as delegações do governo e da Renamo voltaram a reunir, para acertar detalhes do encontro ao mais alto nível entre as suas lideranças.

Os acertos finais deverão acontecer hoje, na ronda 76 do diálogo político.

O governo garante que todas as questões de segurança e logística para a vinda do líder da Renamo a Maputo e para o encontro com Guebuza estão criadas.

Segurança garantida

“Nós garantimos à Renamo que todas as condições de segurança estão garantidas e que estamos na disponibilidade de assegurar todas as condições logísticas e protocolares necessárias para que esse encontro ocorra”, disse Gabriel Muthisse, vice-ministro dos Transportes e Comunicações.

O País (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana