sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Moçambique - Eleições: Candidatos prosseguem campanha com promessas e esperanças



Nyusi saúda FADM

O candidato da Frelimo às eleições presidenciais de 15 de Outubro, Filipe Nyusi, saudou as Forças Armadas de Defesa e Moçambique (FADM) pela sua valentia na manutenção da paz, defesa da pátria e da integridade territorial.

A saudação foi feita quarta-feira no distrito de Marínguè, em Sofala, no início da sua campanha de ‘caça’ ao voto nesta província que, entretanto, foi interrompida ontem para permitir que o candidato da Frelimo às presidenciais participasse, em Maputo, nas cerimónias centrais do Dia das Forças Armadas e do 50.º aniversário do desencadeamento da luta armada de libertação nacional. No comício em Marínguè, Nyusi disse que o desenvolvimento que ocorre no país e o próprio exercício de campanha eleitoral só se tornam possíveis graças aos “homens do 25 de Setembro”, aqueles que sacrificaram a sua juventude pela libertação da pátria e conquista da independência nacional. Por outro lado, o candidato presidencial do partido no poder expôs as principais linhas da sua governação para o quinquénio que se segue, referindo-se, de forma particular, à necessidade de aumentar a construção de escolas e de hospitais, sobretudo nos lugares onde estas infra-estruturas básicas não existem e também da extensão das redes de energia eléctrica e de abastecimento de água para os postos administrativos, localidades e bairros.


Dhlakama pede votos em Montepuez

O candidato da Renamo às presidenciais, Afonso Dhlakama, pediu ontem à população de Montepuez para votar nele e no seu partido nas eleições do próximo mês de modo a dar-lhes uma oportunidade para governarem num ambiente de verdadeira democracia.

Falando num comício popular realizado na sede deste distrito, Dhlakama disse que desde os primórdios da independência nacional ele e a Renamo têm lutado pela democracia no país, um sistema que foi implementado a partir de 1994 após a assinatura do Acordo Geral de Paz em Roma, a 4 de Outubro de 1992. Segundo a deputada Ivone Soares, o candidato da Renamo disse ainda que ao votarem no seu partido os moçambicanos estão a garantir que a Assembleia da República produza leis democráticas que vão reforçar o Estado de Direito que o país está a construir.  

Ainda ontem Afonso Dhlakama deixou a província de Cabo Delgado com destino ao Niassa, onde hoje começa a sua “caça” ao voto.

Oportunidade para todos

O candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, disse que caso vença as eleições de 15 de Outubro irá trabalhar para que todos os moçambicanos tenham oportunidades iguais para o emprego, habitação, saúde, educação, entre outras actividades que permitam a melhoria constante da sua qualidade de vida.

Falando em comícios separados nos distritos de Zavala e Inharrime, em Inhambane, Simango prometeu, ainda, mecanizar a agricultura, alargar o sistema de abastecimento de água e energia eléctrica de Quissico e Zavala, para além de implementar uma boa governação virada para resultados. Daviz Simango está em Inhambane desde a noite da passada quarta-feira e faz-se acompanhar de um forte dispositivo de segurança, depois de se ter visto envolvido em escaramuças eleitorais que tiveram lugar na vizinha província de Gaza envolvendo membros e simpatizantes do MDM e da Frelimo.

Notícias (mz) - Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana