sábado, 27 de setembro de 2014

TAIWAN REJEITA MODELO APLICADO EM HONG KONG E MACAU




O Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, expressou a sua "forte oposição" ao princípio ‘Um país, dois sistemas’ aplicado em Hong Kong e Macau e que China quer usar para a reunificação com a ilha, disse hoje uma porta-voz.

O Presidente chinês, Xi Jinping, retomou a fórmula "Um país, dois sistemas" num encontro na sexta-feira com um político de Taiwan partidário da união da ilha com a China.

Xi Jinping disse que a unificação pacífica e o princípio ‘Um país, dois sistemas’ devem ser as diretrizes fundamentais para procurar resolver a "questão de Taiwan", segundo a agência oficial chinesa Xinhua.

Os territórios da China e Taiwan seguiram caminhos distintos desde o final da guerra civil em 1949, quando o Partido Comunista tomou o poder no continente chinês e o antigo Governo, dirigido pelo Partido Nacionalista, se refugiou na ilha.

O Partido Comunista Chinês defende a "reunificação pacífica" com Taiwan segundo a mesma formula adotada para Hong Kong e Macau (‘Um país, dois sistemas’), mas ameaça "usar a força" se a ilha declarar a independência.

Taiwan tem rejeitado a oferta chinesa de unificação sob ‘Um país, dois sistemas’, com o Presidente Ma a repetir em várias ocasiões a sua oposição àquele princípio.

Ma defende que Taiwan, sob o nome oficial de República da China, é um país soberano e independente, e que nem o seu povo nem o seu Governo aceitam o princípio de ‘Um país, dois sistemas’, disse a porta-voz presidencial Ma Wei-kuo.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana