sábado, 4 de outubro de 2014

Brasil - Eleições: Cerca de 30 mil brasileiros em Portugal podem votar nas presidenciais




Cerca de trinta mil brasileiros residentes em Portugal estão habilitados a votar, no domingo, na primeira volta das eleições presidenciais brasileiras, de acordo com informações fornecidas pelo Governo do Brasil.

Em Portugal, existem 17.286 eleitores brasileiros registados em Lisboa, 12.374 eleitores no Porto e 1.250 em Faro, de acordo com dados fornecidos pela chefe da 1ª Zona Eleitoral do Exterior do Brasil, Juliana Bandeira.

Em Portugal, residem um total de 92.120 brasileiros, de acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) português.

Na capital portuguesa, os eleitores brasileiros irão votar na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na alameda da Universidade, Cidade Universitária, no Campo Grande.

Os brasileiros também poderão exercer o seu direito de voto no Hotel HF Ipanema Porto, na rua do Campo Alegre, nº 156/172, no Porto.

Em Faro, os brasileiros poderão votar no consulado-geral do Brasil, na rua da Misericórdia, nº 60.

As mesas de voto estarão abertas a partir das 08:00 horas e o encerramento aos eleitores será realizado às 17:00 horas.

Se houver a necessidade de uma segunda volta - no caso nenhum candidato obter mais de 50% dos votos válidos -, esta irá decorrer a 26 de outubro, nos mesmos locais de votação em Portugal.

Os brasileiros que vivem no estrangeiro só votam para os cargos de presidente e vice-presidente.

Nestas eleições, estão a concorrer 11 candidatos ao cargo de Presidente do Brasil e ainda serão escolhidos pelos brasileiros os governadores dos 26 estados e do distrito federal, além de deputados estaduais, deputados distritais, senadores e deputados federais.

Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores/PT), que busca a reeleição, Marina Silva (Partido Socialista Brasileiro/PSB) e Aécio Neves (Partido da Social Democracia Brasileira/PSDB) são os principais candidatos à Presidência do Brasil.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil possui 32 partidos registados no órgão e um total 142.822.046 eleitores, dos quais 354.184 votantes no exterior.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana