quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Brasil: ANALISANDO O PROFESSOR RACISTA DA UFES



Walter Aquino - Afropress

Ele não é só um preconceituoso, tem toda uma teoria para justificar o seu racismo. Nesse sentido ele se aproxima dos racista cientifico, como é o caso do Demétrios, da Faculdade de Medicina da UFBA que, inclusive, já deu entrevista e foi muito elogiado por Jorge Portugal a um tempo atrás no programa da TV Bahia Aprovado, fundamentando e justificando a desigualdade com teorias supostamente científicas da biologia.

O que me incomoda não e só a posição de pessoas como essas que sabemos que são idiotas suficientes para dar a cara para bater; mas o fato dessa ser uma compreensão dos que historicamente fazem parte da casta da inteligência branca que dirige e mantém os privilégios nas universidades e que muitas vazes agem de forma mais dissimuladas quando fazem as seleções para definir que vai acessar, por exemplo, os cursos de pós-graduação ou para ser professor da universidade.

Nós conseguimos uma vitória ao instituir as cotas para acesso à universidade, mas depois desse processo ser definitivamente instituído com definição de sua constitucionalidade pelo Supremo, nós, simplesmente, entramos em um processo de acomodação.

A verdade é que para podermos avançar nessa luta, precisamos propor, tanto politicas de ações-afirmativas para todos os curso de doutorado e mestrado, bem como para a seleção de professores.

A partir disso poderíamos começar descolonizar a Universidade e mesmo assim, ainda vamos ter que esperar algum tempo para formar escolas com nossa cosmovisão de mundo.


Sem comentários:

Mais lidas da semana