terça-feira, 4 de novembro de 2014

DEPUTADOS ANGOLANOS INFORMADOS DO ENVIO DE TROPAS À RCA




Governo de Luanda mudou de posição depois de o PR ter dito que não mandava tropas para Bangui.

Voz da América

A carta que o presidente angolano enviou ao Parlamento a manifestar a intenção de enviar tropas à República Centro-Africana(RCA) era do conhecimento dos deputados antes de ser tornado pública na semana passada durante a sessão de abertura do ano parlamentar.

Segundo declarou à VOA o deputado Benedito Daniel, do PRS,  os chefes dos grupos parlamentares foram os primeiros a saber da intenção presidencial, antes do dia 15 de Outubro,  durante uma audiência colectiva com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

O envio de tropas à RCA tinha sido acordado em Julho deste ano aquando de uma vista de 24 horas à Luanda do primeiro-ministro André Nzapayéké, que avaliou a possibilidade dessa operação com o presidente angolano José Eduardo dos Santos, que lidera actualmente a Conferência Internacional dos Grandes Lagos.

André Nzapayéké  tinha já  admitido   ter pedido o envio de tropas angolanas para o seu país, mergulhado numa profunda crise político-militar.  

O Governo de Angola tem providenciado apoio financeiro e logístico às autoridades de transição de Bangui, mas sempre  excluiu qualquer envolvimento  de tropas até que  o ministro das Relações Exteriores de Angola Georges Chikoti admitiu em Nova Iorque o envio uma missão para o terreno para avaliar a possibilidade de uma força angolana seguir para Bangui.

Entretanto, o deputado Lindo Bernardo Tito, da Casa-CE, defende que a África devia continuar a  optar pelo diálogo para a resolução dos conflitos ao invés da guerra como meio para se alcançar a paz.

Sem comentários:

Mais lidas da semana