segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Estados Unidos empenhados em "evitar violência" em Hong Kong – Obama na China




Pequim, 10 nov (Lusa) - O Presidente norte-americano, Barack Obama, indicou hoje que os Estados Unidos estão empenhados em "evitar a violência" em Hong Kong, território chinês agitado há mais de um mês por manifestações pró-democracia que Pequim considera ilegais.

"A nossa principal mensagem tem sido assegurar que se evite a violência", disse Obama a jornalistas em Pequim, adiantando que os Estados Unidos "continuarão a preocupar-se com os direitos humanos" na China.

Estudantes e ativistas pró-democracia manifestam-se desde setembro passado nas ruas de Hong Kong contra a decisão chinesa de condicionar a primeira eleição por sufrágio direto do chefe do governo do território, em 2017.

O governo central chinês concorda com aquele sistema de eleição, inédito no resto do país, mas impôs que os candidatos, apenas "dois ou três", sejam previamente aprovados por um comité de nomeação favorável a Pequim.

Obama encontra-se em Pequim para participar na Cimeira anual do forum APEC (Cooperação Económica Ásia-Pacífico), que decorre nos próximos dois dias na capital chinesa, e manter conversações com o Presidente chinês, Xi Jinping.

Num discurso pronunciado hoje à tarde (hora local) perante cerca de 1.500 empresários de 21 países e regiões do anel do Pacífico, o Presidente norte-americano saudou a ascensão global da China e afirmou que o futuro dos Estados Unidos da América está "indissociavelmente ligado à Ásia".

"Nós saudamos a ascensão de uma China próspera, pacífica e estável. Eu repito: os Estados Unidos saúdam a ascensão de uma China próspera, pacífica e estável", disse Obama.

AC //APN

Sem comentários:

Mais lidas da semana