sábado, 22 de novembro de 2014

Portugal: Hoje isto ficou muito mau para José Sócrates e para o PS. Quem se segue?


Bocas do Inferno

Mário Motta, Lisboa

Preparemo-nos porque hoje, amanhã e nos próximos dias só vai dar "Sócrates". Os que pediam a todos os santinhos que ele não ficasse impune porque é malandro devem estar agora na missa e nos altares improvisados que fazem lá por casa, nos cafés e cervejarias, a agradecer beatificamente a detenção do ex-primeiro-ministro Sócrates. Daqui para a frente vamos ver o que acontece e se a Justiça tem dois pesos e duas medidas nestes casos dos chamados "cães grandes" - termo que define os tais dos poderes que habitualmente estão acima de suspeitas e protegidos pela impunidade. O que nem sempre acontece, pelo visto.

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, em tempos um borracho da JSD e depois uma querida na CML de Santana Lopes - que tinha sempre um sorriso muito lavado para quase todos os munícipes - bem disse que essa coisa de impunidade estava a acabar e que a Justiça ia fazer doi-doi a todos que merecessem. Olha. Para já só podemos dizer que na realidade a afirmação está a corresponder às palavras por ela ditas. Um ex-PM nos calabouços da PJ é inédito em Portugal. 

Sobre o processo e motivos conhecidos para a detenção muito pouco se sabe. Aqui não vou adiantar nada, nem me arrisco a especular. Deixo isso aos que ficam com cirroses só de pensar em José Sócrates. Sobre isto podem acreditar que vai haver carnaval e para o governo isto cai como mosca no mel. Vamos ver. Vamos ver. Até pode ser que isto se arraste como convém à maioria PSD/CDS, o PS entre pelo cano, e assim lá vamos ter mais do mesmo com Passos e Portas exultantes ao serem reeleitos (tão honestos). Haverá quem depois diga que esta do Sócrates foi somente para atingir o PS e não é uma questão de Justiça mas sim de um golpe... Há quem diga o que deve e o que não deve. Certo e errado.

É triste tudo que está a acontecer e indicia que o que se tem dito e suspeitado em Portugal tem fundamento. Estamos perante uma elite criminosa no empresariado, na banca, na política. E sabe-se lá mais onde. Isso trás tristeza aos portugueses. Só pode. Assim como vem comprovar que afinal há bandidos que nos andam a governar depauperando-nos e locupletando-se com mais valias que são filhas e enteadas da corrupção, do roubo, das ganâncias, de expedientes daquelas mentes criminosas na busca dos benefícios próprios, para amigos, sua família de sangue e político-partidária. 

Mas, parece, como agora se acabou a impunidade, os indícios é de que há muitos mais para ir na leva, na ramona da polícia, até aos calabouços da PJ. E depois logo se vê. Vamos ver.

Esta detenção de Sócrates foi um choque para muitos. Por causa da casa de Paris. Não se admirem se daqui por dois anos o ex-presidente Cavaco Silva vier às notícias com manchete de detenção por causa da casa na Aldeia da Coelha ou lá pelo que for. E outros haverá, como é voz do povo. Será que desta vez é que vão todos a eito se se justificar e a Justiça realmente funcionar?

É muito bom para o país que a Justiça funcione realmente. Isso não invalida que não sintamos tristeza por Portugal ter estado entregue (ainda está) a mentes criminosas que nos conduziram à miséria. Os milhões e milhões vindos da CEE, depois UE, voaram e Portugal acabou por ficar mais pobre. Alguém, alguns, terão beneficiado. Mas não o coletivo. E sobre isso o que é que Cavaco Silva e o PSD têm a dizer? E o PS? E o CDS? 

Como dizem: os partidos do arco da corrupção (que foram sempre os da governação). Quantos "rabos de palha" vão ficar impunes, se é que eventualmente cometeram crimes. Pois é, a Justiça não dá para tudo e haverá muitos que escapam. É como quase tudo na vida. Bem, mas hoje isto ficou muito mau para José Sócrates e para o PS. Quem se segue?

Sem comentários:

Mais lidas da semana