domingo, 16 de novembro de 2014

Portugal - Vistos "gold": MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA DEMITE-SE




O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou hoje que pediu a demissão do Governo, que foi aceite pelo primeiro-ministro. Miguel Macedo considerou que a sua autoridade enquanto governante ficou diminuída com o envolvimento de pessoas que lhe são próximas nas investigações da Operação "Labirinto".

Miguel Macedo afirma que se demitiu para «defender o Governo, a autoridade do Estado e a credibilidade das instituições». Com a polémica das ligações do ministro a alguns dos arguidos do caso dos vistos "gold" Miguel Macedo considerou que a sua autoridade «ficou politicamente diminuída" acrescentando que «um ministro, nesta pasta, não pode ver a sua autoridade diminuída».

O ministro garantiu que não é «responsável por nada do que está a ser investigado» no âmbito deste caso, mas o Ministério da Administração Interna precisa de um «governante sempre forte para exercer as suas funções» algo que Miguel Macedo considerou que já não é a sua imagem.

Segundo a Procuradoria Geral da República, o ministro nunca foi visado no âmbito da operação "labirinto" mas Miguel Macedo não resistiu às pressões políticas que pediam a sua cabeça.

Antes o ministro já havia falado com Passos Coelho pedido para sair do governo, na altura, o primeiro ministro não aceitou, mas agora, com Macedo a alegar desconforto e desgaste pessoal com o processo, o primeiro ministro acedeu ao pedido do ministro da Administração Interna.

Esta demissão surge três dias depois de a Polícia Judiciária ter detido 11 pessoas suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influência e peculato, relacionados com a atribuição de vistos 'gold'.

Algumas dessas pessoas têm ligações muito próximas a Miguel Macedo mas essa não é a única razão pela qual têm sido apontados dedos ao ministro da Administração Interna. Miguel Macedo é também sócio, numa empresa de consultoria de Maria Antónia Anes, secretária-geral do Ministério da Justiça e também uma das detidas no âmbito do escândalo com os vistos dourados.

TSF

Leia mais em TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana