segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Timor vai "reponderar" decisões que levaram à expulsão de magistrados portugueses




De visita a Lisboa, ministro timorense da Justiça anunciou que a cooperação com Portugal será reformulada.

O Governo de Timor-Leste vai reponderar as decisões que levaram à expulsão de funcionários judiciais portugueses, afirmou esta segunda-feira o ministro timorense da Justiça.

No final de uma reunião com a ministra portuguesa da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, em Lisboa, Dionísio Babo anunciou que a cooperação com Portugal será reformulada.

“Da parte de Timor, claro que haverá uma reponderação sobre o que aconteceu", disse o governante timorense aos jornalistas, no final de um encontro de duas horas com Paula Teixeira da Cruz.

O ministro da Justiça de Timor referia-se à expulsão de seis funcionários judiciais e de um antigo oficial da PSP portugueses, além de um procurador cabo-verdiano.

Paula Teixeira da Cruz não falou aos jornalistas, mas Dionísio Babo disse que a reunião com a sua homóloga "foi muito positiva".

Questionado sobre se a cooperação entre Portugal e Timor se manterá suspensa - como Paula Teixeira da Cruz anunciou, na sequência da decisão do Governo timorense -, o governante timorense disse que tal será avaliado pelos executivos dos dois países.

"Vamos ver isso juntamente. Claro que a senhora ministra tomou a sua decisão e respeitamos aquilo tudo que foi decidido aqui em Portugal, principalmente pelo Ministério da Justiça", referiu, acrescentando: "Vamos reformular a forma de cooperação que podemos alcançar mais positivamente no futuro".

Questionado sobre se o Governo de Timor-Leste, chefiado por Xanana Gusmão, admite ter cometido um erro, Dionísio Babo destacou que "uma cooperação" obriga a que ambas as partes tenham "o dever de cumprir coisas".

"Deixo aqui claramente que o povo timorense tem muito respeito ao povo português e a Portugal", disse o ministro, justificando a decisão: "O que aconteceu há umas semanas atrás foi uma coisa que o Estado timorense devia ter feito no âmbito do que aconteceu lá".

"Eu compreendo a opinião pública daqui e espero que Timor, com esse acontecimento, vai reavaliar também", acrescentou.

Sem nunca assumir se veio a Lisboa pedir desculpa pela expulsão dos magistrados, referiu que a ministra portuguesa "compreende muito bem a situação que Timor está a atravessar", mas disse entender igualmente "a posição de Portugal".

Sobre o estado da relação entre os dois países, Dionísio Babo afirmou que é "muito positiva e excelente" e que "esta questão da justiça não deve ser um empate".

O governante timorense disse ainda que esta terça ou quarta-feira deverá reunir-se "com a procuradora-geral e com o presidente do Conselho Superior de Magistratura".

A expulsão dos magistrados, no início do mês, foi justificada pelo primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, porque os responsáveis pelo sector judicial timorense não acataram a resolução que determinava a suspensão dos contratos e a realização de uma auditoria ao sector.

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, disse na semana passada ter "uma fundada esperança" de que a perturbação com Timor-Leste, que expulsou seis magistrados portugueses, seja ultrapassada rapidamente, permitindo prosseguir com a cooperação bilateral.

Na foto: Dionísio Babo (à direita) falou com Paula Teixeira da Cruz. Foto: André Kosters/Lusa

2 comentários:

Marcos disse...


Parabéns pelo seu trabalho, fantástico blog.

Página Global disse...

Agradecidos pela atenção. Não fazemos nada de especial mas sabe sempre bem receber "carinhos" merecidos. Podia ser melhor mas existem várias contingências que não o permitem... Por enquanto.

Cumprimentos de todo o PG

Mais lidas da semana