domingo, 21 de dezembro de 2014

PEQUIM DÁ RECADOS A MACAU E CHAMA À CAPITAL CHEFE DO EXECUTIVO




Novo Governo tem de estar preparado para "conflitos" do desenvolvimento

Macau, China, 20 dez (Lusa) - O novo Governo de Macau tem de estar preparado para enfrentar "conflitos profundos" já existente na cidade e "novas questões" derivadas do processo de desenvolvimento, alertou hoje o Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On.

Ao intervir na receção à comunidade, pouco depois da partida para Pequim do Presidente Xi Jinping, que esteve em Macau para dar posse ao novo Governo, Fernando Chui Sai On salientou que os conflitos existentes e as novas questões não podem desviar o Governo de trabalhar "tendo por base a população" e mantendo um "sentido de alerta".

Chui Sai On destacou também o discurso de Xi Jinping esta manhã onde o Chefe de Estado traçou quatro objetivos para Macau, nomeadamente a formação de quadros, diversificação económica, melhoria do nível da governação e promoção da harmonia e estabilidade e garantiu que o Governo entende as palavras do Presidente, considera-as "orientações básicas dos diversos trabalhos" e vai aplicá-las na sua ação.

Salientando também que Macau tem mantido a sua atenção na construção do "Centro Mundial de Turismo e Lazer" e na "Plataforma" com os países de língua portuguesa, Chui Sai On falou em aspetos positivos da governação, destacou os esforços no apoio aos mais desfavorecidos e vincou que o sucesso se deve ao princípio 'Um País, Dois Sistemas' e ao apoio do Governo central.

Para o futuro e com um governo totalmente renovado, Chui Sai On prometeu continuar a atuar tendo em conta as necessidades da população em áreas tão diversas como a saúde, educação, segurança social e "fazer face" às exigências do desenvolvimento estável" através da diversificação económica, formação de quadros e mais informação sobre a China.

Antes da receção em declarações aos jornalistas, Chui Sai On abordou a delimitação da águas sob a jurisdição de Macau salientando ser um processo que deverá prolongar-se por 2015 e disse também acreditar que as autoridades de Macau agiram dentro da lei quando impediram a entrada na cidade de cerca de dezena e meia de ativistas de Hong Kong que pretendiam entregar ao Presidente chinês uma carta a pedir o sufrágio universal na antiga colónia britânica.

A mesma opinião teve o secretário para a Segurança, Wong Sio Chak, que salientou que a lei local permite, em casos específicos, a proibição da entrada de pessoas e sem detalhar qualquer caso especial, sublinhou que foram seguidos os procedimentos normais.

Também questionado pelos jornalistas, o secretário para a Economia, Lionel Leong, salientou que as palavras do Presidente Xi Jinping são "encorajadoras" e "mostraram" o caminho a seguir, nomeadamente no que toca à diversificação da economia.

Lionel Leong garantiu estar a olhar para todas as áreas além do Jogo e embora reconheça as exposições, cultura e indústrias criativas como caminhos que devem ser mantidos, não exclui também o ambiente ou a educação.

JCS //GC

Chefe do Executivo em visita oficial esta semana a Pequim

Macau, China, 21 dez (Lusa) -- O chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui Sai On, vai deslocar-se, entre quarta-feira e sábado, a Pequim, em missão oficial de serviço, anunciou hoje o Gabinete do Porta-voz do Governo da Região Administrativa Especial.

Na capital chinesa, Fernando Chui Sai On, que este sábado tomou posse, iniciando um segundo e último mandato, vai ser recebido por dirigentes da China, refere uma nota oficial, em que se indica que irá apresentar o balanço dos trabalhos do Governo e os conceitos gerais sobre as Linhas de Ação Governativa para o próximo ano.

O Presidente da China, Xi Jinping, concluiu, este sábado, uma breve visita de dois dias a Macau, pelos 15 anos da transferência do exercício de soberania de Portugal para a China.

O líder chinês presidiu à tomada de posse do novo Governo de Macau, na Nave Desportiva dos Jogos da Ásia Oriental, realizada no sábado.

No mesmo dia, foram publicados em Boletim Oficial despachos do chefe do Executivo com diversas nomeações, como a de Cheong U, secretário para os Assuntos Sociais e Cultura durante o primeiro mandato de Fernando Chui Sai On, para a vice-presidência do Conselho de Administração da Fundação Macau e a do director do Gabinete de Comunicação Social, Victor Chan, para o cargo, em regime de acumulação, de Porta-voz do Governo.

Já Vasco Fong, que era Comissário Contra a Corrupção durante o primeiro mandato de Chui Sai On, foi nomeado coordenador do Gabinete para a Proteção de Dados Pessoais, ocupando o lugar deixado vago por Sónia Chan, escolhida para "número dois" do Executivo.

Como secretária para a Administração e Justiça, Sónia Chan ficará a exercer interinamente as funções de chefe do Executivo durante a deslocação de Chui Sai On a Pequim.

DM // DM

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana