sábado, 10 de janeiro de 2015

Angola: REMEMBER 2014, A NOSSA POBREZA E A CORRUPÇÃO DELES (I)



ISABEL A MULATINHA ZUNGUEIRA DOS OVOS DE “OURORRUPÇÃO”

William Tonet – Folha 8 Digital (ao), 10 de Janeiro 2015

Hoje é um novo dia de um novo ano, 2015.

Os angolanos jamais dormirão descansados, depois das agruras de 2014.

O petróleo criou uma crise, di­zem os mesmos políticos que ontem disseram, lembram-se?; Angola está blindada e a cri­se não atravessará as nossas fronteiras.

Quimera!

A má gestão, a delapidação do erário público, a privatiza­ção partidocrata da justiça, a banalização da Constituição, a discriminação, os assassina­tos selectivos e a corrupção foram as grandes imagens de marca.

Veja estes dados e comente:

No 14 de Abril de 2011, o Presi­dente de Angola, José Eduardo dos Santos disse:

“Dizem, por exemplo, que há pobreza no país. Nunca ninguém disse que não há e esta situação não é recente. Quando eu nasci e mesmo quando os meus falecidos pais nasceram já havia mui­ta pobreza na periferia das cidades, nos musseques, no campo, e nas áreas rurais. (…)

Foi no musseque e no campo, nesse mundo de pobreza, que a maior parte de nós nasceu, cresceu e forjou a sua perso­nalidade(...) Conhecemos a origem da pobreza em Ango­la. Não foi o MPLA nem o seu Governo que a criou. Esta é uma pesada herança do co­lonialismo e uma das causas que levou o MPLA a conduzir a nossa luta pela liberdade e para criar o ambiente políti­co necessário para resolver esse grave problema”.

Assim falou Dos Santos, mas pouco tempo depois, 22 de Ja­neiro de 2013, surge a notícia da Forbes: A filha mais velha do presidente de Angola, Isa­bel dos Santos, de 40 anos de idade, tornou-se na primeira bilionária africana, com uma fortuna avaliada em mais 3 (três) mil milhões de dólares”, actualmente, dizem rondar os 7 mil milhões...

É obra de quem herdou dos avós e pai, uma casinha de madeira, que ruiu antes da reconstrução, mais uma ca­poeira com uma galinha que punha ovos de ouro…

E foi, com eles que Luanda viu desfilar, nas suas ruas, uma franzina mulatinha, com ba­laio na cabeça zungando é ovo é ovooooééééééé…

Na realiade só as más línguas é que não reconhecem ser Isabel dos Santos, na sendo do progenitor, pobre. Muito pobre. Quilometricamente pobre…

Pobre de rica... contra os mais de 20 milhões de reais pobres autóctones, que não têm se­quer, USD 1,00 (um dólar) dia para comprar uma caneca de fuba e lombi.

Mas, em abono da verdade, ela justifica, magistralmente, a proveniência dessa rique­za, com base no artigo 127.º da Constituição. “1. O Pre­sidente da República não é responsável pelos actos praticados no exercício das suas funções, salvo em caso de suborn, traição à Pátria e pratica de crimes definidos pela presente Constituição como imprescritíveis e in­susceptíveis de amnistia”.

O caro leitor ainda tem dúvi­das? Acompanhe.

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, or­denou que o Titular do Poder Executivo, José Eduardo dos Santos, orienta-se uma reunião do Conselho de Ministros, com os seus auxiliares, no dia 02 de Julho de 2014, para apro­varem o texto do cidadão José Eduardo dos Santos, enviado ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, por coincidência, pai de Isabel dos Santos, para ajustar o seu ven­cimento mensal, que inclui o salário base e despesas de re­presentação, fixado em Kwan­zas 994.376,44 (novecentos e noventa e quatro mil, trezen­tos e setenta e seis e quarenta e quatro cêntimos), cerca de USD 10.197,00 (dez mil, cento e noventa e sete dólares). Hi­gienicamente, está justificada a riqueza de Isabel dos Santos.

*(Será premiado o leitor que conseguir enviar-nos uma foto com Isabel dos Santos a vender ovos, nas ruas de Luanda e outra a ser agarra­da, espancada e roubada, elos “agentes/fiscais gatunos” dos Serviços de Fiscaliza­cão).


Sem comentários:

Mais lidas da semana