sábado, 31 de janeiro de 2015

Moçambique: DEPUTADOS DA RENAMO TENCIONAM ENFRENTAR DHLAKAMA E TOMAR POSSE




Maputo, 30 Jan (AIM) Os deputados da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, estão a organizar-se para enfrentar o seu líder, Afonso Dhlakama, no sábado da semana corrente, na cidade de Nampula, capital da província com o mesmo nome, e exigir abertamente que lhes autorize a tomar posse.

Os membros da Renamo, que inclui os eleitos a deputados da Assembleia da República (AR) e a membros da Assembleia Provincial (AP), dizem ter preparado argumentos convincentes para que Dhlakama os autorize a tomar posse.

A Renamo elegeu em Nampula 22 deputados para a Assembleia da República e 46 para a Assembleia Provincial.

O diário electrónico
mediaFAX escreve na sua edição de hoje que apenas faltam cerca de duas semanas para terminar o prazo legal de 30 dias para os deputados tomarem posse ou justificarem o seu impedimento no dia 12 de Janeiro corrente.

O mediaFAX abordou o assunto da necessidade de se cobrar que Afonso Dhlakama permita a tomada de posse dos deputados da AR e membros da Assembleia Provincial com um grupo representativo da Renamo, que inclui assessores directos de Dhlakama eleitos pela província de Nampula.

Nós não estamos a compreender quais são os ideais que defendemos agora e precisamos de conversar com ele (Dhlakama), defenderam os deputados com os quais o mediaFAX conversou.

Os eleitos a deputados e membros da Assembleia Provincial mostram-se esperançados e acreditam que do encontro irá resultar um consenso que abra espaço para a sua investidura.

Estamos a ver que a não tomada de posse não ajuda muito nos nossos objectivos, daí que temos que avançar rapidamente no sentido de não criarmos outro problema, defenderam.

A Assembleia Provincial de Nampula está sem perspectivas para início de actividades três semanas depois da cerimónia oficial de investidura destes órgãos devido ao boicote (ausência) imposto pela Renamo.

Segundo o director do Secretariado Técnico da Assembleia Provincial, Amisse Cololo António, a eleição do presidente e do respectivo vice está condicionada a apresentação de pelo menos um dos 46 membros eleitos pela Renamo.

Por isso, ainda falta constituir as comissões de trabalho. A elaboração e aprovação do plano de actividades deste órgão também está refém do mesmo processo.

Em Nampula, a AP conta com 93 membros sendo 46 da Frelimo, igual número da Renamo e um do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).


(AIM) MAD/SG

Sem comentários:

Mais lidas da semana