sábado, 3 de janeiro de 2015

Moçambique - Eleições: Renamo anuncia marchas para contestar resultados




A Renamo, principal partido de oposição em Moçambique, anunciou hoje a realização de "marchas políticas" em todo o país contra os resultados das eleições gerais de 15 de outubro, considerando-as "as mais fraudulentas da história".

"Estamos conscientes de que não existem caminhos fáceis para se alcançar a justiça e estamos hoje a iniciar, em todo o país, a marcha política tendente a resgatar a justiça eleitoral que o próprio Conselho Constitucional nos negou", disse Arlindo Bila, delegado político da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) na cidade de Maputo, perante centenas de militantes da organização.

Bila afirmou que Filie Nyusi, proclamado Presidente da República no dia 30 de dezembro pelo Conselho Constitucional (CC), não tem legitimidade para formar Governo, alegadamente porque ganhou num processo eleitoral viciado.

"A Renamo e o presidente Afonso Dhlakama exigem, em nome da concórdia e reconciliação nacional, a formação de um Governo de gestão", acrescentou o delegado político do principal partido de oposição em Moçambique na cidade de Maputo.

Arlindo Bila reiterou a acusação da Renamo de que a Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), partido no poder, manipulou o CC para subverter os resultados das eleições.

"O Conselho Constitucional poderia ter feito melhor, mas entendemos que, neste país, a Frelimo manipula os órgãos de soberania, as instituições do Estado, a Constituição e as demais leis, a seu bel-prazer", acusou Bila.

O CC proclamou Filipe Nyusi Presidente da República e o seu partido, Frelimo, vencedor das eleições legislativas e das assembleias provinciais, seguidos pela Renamo e pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceira maior força política do país.

Tanto a Renamo como o MDM não reconhecem os resultados proclamados pelo CC, alegando ter havido fraude no escrutínio.

A Renamo exige um Governo de gestão como solução para a alegada fraude eleitoral.

Lusa, em Notícias ao MInuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana