domingo, 22 de fevereiro de 2015

Marcha de Alfama junta-se a artistas de todo o mundo para celebrar Ano da Cabra em Macau




Macau, China, 21 fev (Lusa) - Milhares de pessoas juntaram-se hoje nas ruas de Macau para ver passar a Parada do Ano da Cabra, onde a Marcha Popular de Alfama marcou presença, juntando-se a 48 grupos, num total de 1.288 artistas.

Este é o segundo ano consecutivo em que os portugueses participam na parada de ano novo e a comitiva, de 45 pessoas, de verde e amarelo, quis dar um colorido lisboeta ao Extremo Oriente.

"Este ano trazemos uma metáfora: Girassol sobre Alfama", disse à agência Lusa Vanessa Rocha, ensaiadora da marcha. O tema tem um duplo sentido, já que se refere à flor, mas também quer dizer que "gira o sol sobre Alfama", uma alusão "à luz que Lisboa tem".

"Representámos o sol e a luz que Lisboa tem sobre Alfama", resumiu.

O caráter tradicional da marcha portuguesa atraiu a curiosidade dos outros grupos da parada, com quem mantêm uma boa relação.

"Somos muito bem recebidos. Nem sempre temos essa noção, mas Portugal é muito conhecido pelas suas tradições e toda a gente vem ter connosco. Este ano trouxemos as mascotes [crianças] e está a ser um sucesso aqui na China. Toda a gente quer estar ao pé delas", contou Vanessa Rocha, minutos antes de o espetáculo começar.

Cerca das 20:00 (13:00 em Lisboa), já as famílias tomavam os seus lugares nas bancadas que os Serviços de Turismo ergueram junto ao Centro de Ciência: foi dali, junto ao rio, que partiram 15 carros alegóricos, 25 grupos locais e nove do exterior em direção à Torre de Macau.

Apesar da temperatura amena, as crianças traziam os casacos acolchoados chineses de seda com padrões tradicionais, que vestem habitualmente em épocas festivas como esta. Foram os mais pequenos que se fizeram ouvir quando a marcha arrancou, numa explosão de fogo-de-artifício.

Como manda a tradição, a parada abriu com o dragão e leões chineses, que marcam as inaugurações, desta vez trazidos pela Associação Desportiva do Leão Acordado Lo Leong.

A partir daí, a marginal de Macau assistiu a um desfile variado, ora oferecendo performances futuristas - fatos prateados e luzes néon -, ora com maior pendor cultural, representando as diferentes tradições da China e de outros países.

Além da Marcha Popular de Alfama, Portugal fez-se representar por grupos locais como a Associação de Danças e Cantares Portuguesa 'Macau no Coração' e pela Casa de Portugal em Macau.

Da China vieram grupos de cidades como Chongqing e Zhuhai, e também de Hong Kong e Taiwan. A Parada do Ano da Cabra contou ainda com a participação de grupos da Coreia do Sul, Malásia, Tailândia e Itália.

Por fim, e não fosse Macau a capital mundial dos casinos, as operadoras de jogo marcaram presença, cada uma com um carro alegórico.

ISG // JLG

Sem comentários:

Mais lidas da semana