sábado, 7 de março de 2015

ACORDO PARLAMENTAR ENTRE GUINÉ-BISSAU E CABO VERDE




O presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné Bissau, Cipriano Cassamá, assinou ontem um acordo de cooperação com a Assembleia Nacional cabo-verdiana. No final de três dias de visita oficial, Cipriano Cassamá sublinhou levar na bagagem alguma experiência cabo-verdiana.

A visita do presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau a Cabo Verde, Cipriano Cassamá terminou na manhã desta sexta-feira. Uma visita que ficou marcada pela assinatura de um protocolo de cooperação entre as duas casas parlamentares com a Assembleia Nacional de Cabo Verde a disponibilizar apoio técnico para a revisão constitucional na Guiné-Bissau, como adiantou à imprensa, Cipriano Cassamá.

"Tive a oportunidade de discutir, propor ao meu colega de Cabo Verde a possibilidade de enviar um técnico constitucionalista que está inserido no protocolo e penso que vamos ter esse apoio da parte do parlamento cabo-verdiano"

O Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau disse que o Parlamento cabo-verdiano já tem uma larga experiência no domínio da revisão constitucional, por isso a Guiné-Bissau pretende aproveitar essa experiência e adapta-la a realidade do seu país. Por seu turno, o presidente da Assembleia Nacional, Basílio Mosso Ramos destacou as áreas de cooperação entre os dos parlamentos.

"Na área da formação dos técnicos parlamentares, na área da legislação, na área de funcionamento das instituições parlamentares, dos diversos serviços que temos de troca de delegações, de modo que é um protocolo quadro mas muito aberto".

Ainda, em Cabo Verde, o Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau Cipriano Cassamá reuniu-se com a comunidade guineense radicada no país. A deslocação da Boa Vista e São Vicente para a cidade Praia para renovação do passaporte no consulado guineense, foi o principal problema apontado pelos guineenses, por causa dos preços elevados das passagens inter-ilhas no arquipélago.

- Com a colaboração do correspondente em Cabo Verde, Odaír Santos


António Aly Silva - Ditadura do Consenso (gb)

Sem comentários:

Mais lidas da semana