segunda-feira, 30 de março de 2015

Angola. RAFAEL VOLTA A GANHAR



José Eduardo Agualusa – Rede Angola (ao), opinião

Sempre que me falta tema para esta crónica, alguém ligado ao regime angolano decide ameaçar Rafael Marques, levar Rafael Marques a tribunal, insultar Rafael Marques – ou tudo isso junto. E lá volto eu a falar de Rafael Marques.

Sejamos sinceros: se há hoje um nome que nos salva, a nós, angolanos, da melancolia e da desesperança é o de Rafael Marques. Rafael é o contraponto luminoso, sorridente e íntegro, a essa máquina obtusa, venal, dobrada ao peso do rancor e da ferrugem, a que se convencionou chamar «regime angolano».

No primeiro round deste novo combate, o início do julgamento de Rafael, no passado dia 24, o jornalista ganhou de forma clara e inequívoca. Como era de prever, o julgamento deu-lhe larga visibilidade internacional. O jornal britânico The Guardian abriu-lhe as páginas, no dia 23, para que ele se apresentasse e contasse a sua história: «Chamo-me Rafael Marques de Morais. Sou um jornalista e pesquisador angolano e posso ser preso esta semana por ter escrito um livro em que denuncio atentados ao direitos humanos praticados na área diamantífera das Lundas» – é assim que começa o artigo. O The Guardian tem uma tiragem média diária superior a 250 mil cópias. Assim,graças à inépcia do regime angolano, Rafael Marques ganhou mais um quarto de milhão de ingleses para a sua causa.

Ao mesmo tempo, a Tinta-da-China, a editora portuguesa que publicou «Diamantes de Sangue», livro que deu origem a todo este processo, decidiu disponibilizar o texto na internet,de graça. Sucesso absoluto: em apenas 48 horas, mais de quinze mil pessoas já o haviam adquirido.

Foi uma derrota humilhante para os generais. Em Abril prossegue o combate. Aconteça o que acontecer, Rafael ganha sempre. Os generais deixaram-se prender na armadilha que eles próprios construíram. Se condenarem Rafael, levantar-se-á um clamor global. O jornalista receberá novos prémios. Mais vozes se juntarão à dele, dentro e fora do país, exigindo democracia, justiça social, o fim da corrupção e a condenação dos verdadeiros criminosos. Se o ilibarem, Rafael será levado em triunfo e a fraqueza do regime dará novo alento aos jovens democratas.

A ingenuidade dos generais e dos seus amigos chega a ser comovedora. Talvez um dia tenhamos de reconhecer que com tal ingenuidade contribuíram, embora inadvertidamente e de forma tortuosa, para o crescimento do movimento democrático.

Ao mesmo tempo, a coragem de Rafael, e o seu triunfo público, constituem uma bofetada de luva branca a todos os cobardes e oportunistas que dentro e fora do país (especialmente em Portugal) vêm tentando diminuí-lo, no afã de ganharem a atenção, e mais alguns tostões, do poder angolano.

Leia mais em Rede Angola
Diamantes de Sangue - Diamante é uma pedra preciosa de altíssimo luxo. Dizem que um diamante é para sempre. E o sangue, esse líquido espesso, vermelho, constituído por células e plasma é fundamental para vida. Sem sangue não há vida. A combinação da jóia com o líquido essencial significa Tragédia em caixa-alta. (Luísa Rogério)

Sem comentários:

Mais lidas da semana