sábado, 14 de março de 2015

FMI DUVIDA DE “BOM SENSO” PORTUGUÊS NO QUE TOCA A REFORMAS




Dá conta o Expresso que o Fundo Monetário Internacional vai voltar a questionar o Governo relativamente ao andamento da economia portuguesa.

O organismo presidido por Christine Lagarde vai voltar a questionar o Governo liderado por Pedro Passos Coelho relativamente a questões consideradas centrais para o organismo
Segundo dá conta o Expresso deste sábado, o FMI teme que o Executivo português recue no que toca à política económica que tem vindo a ser seguida nos últimos, isto porque a organização não quer assistir a uma anulação das reformas já levadas a cabo, sendo que irá consultar Passos Coelho sobre este tema.

Além destes factos, o FMI considera elevado o risco de que a economia portuguesa regresse ao estado de coisas antes de ser intervencionado, em 2011, suspeitando ter perdido qualquer apoio social relativamente ao rumo das reformas feitas, deparando-se com um sentimento anti-austeridade, algo que não é bem recebido internacionalmente.

A organização regressa assim a Portugal para um exercício de avaliação anual, devendo apresentar um relatório (Capítulo IV) onde expõe as suas posições relativamente ao desempenho do Governo, nomeadamente relativamente a estes aspetos.

Este documento, na sua versão final, só deve ser conhecido em maio, mas os responsáveis do Fundo estão já no país a desenvolver o seu trabalho avaliativo, uma vez que para a semana deve ser conhecido uma espécie de caderno síntese com os pontos centrais da avaliação.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana