quarta-feira, 11 de março de 2015

INDONÉSIA AMEAÇA AUSTRÁLIA COM “TSUNAMI” DE REQUERENTES DE ASILO




Jacarta, 11 mar (Lusa) -- Um ministro indonésio advertiu a Austrália de que pode vir a ter um "tsunami humano" de requerentes de asilo se continuar a pressionar pela clemência de dois traficantes de droga australianos que estão no corredor da morte.

Myuran Sukumaran, de 33 anos, e Andrew Chan, de 31, estão no corredor da morte desde 2006, depois de condenados como cabecilhas de um grupo que se dedicava ao tráfico de heroína da ilha de Bali para a Austrália, e devem ser executados por um pelotão de fuzilamento dentro de pouco tempo.

A Austrália tem feito numerosos apelos de clemência e o primeiro-ministro, Tony Abbott, chegou a dizer que Jacarta se deveria lembrar da ajuda de Camberra após o tsunami no sudeste asiático em 2004, o que terá ofendido a Indonésia.

Esta semana, o ministro da Segurança indonésio, Edhy Purdijatno, disse que o seu país podia soltar um "tsunami humano" de requerentes de asilo em retaliação.

"A Indonésia tem feito muito para evitar que imigrantes ilegais de outros países vão para a Austrália", disse, citado por media indonésios.

"Se Camberra continuar a agir desta forma, Jacarta libertará certamente os migrantes que querem ir para a Austrália", adiantou, assinalando que existem "mais de 10.000 atualmente na Indonésia" e que se os deixarem ir "será como um tsunami humano".

Vários estrangeiros aguardam em prisões indonésias a execução por crimes relacionados com droga e o Presidente Joko Widodo tem recebido vários pedidos de clemência.

Além dos dois australianos, estão no corredor da morte um francês, um brasileiro e três nigerianos, assim como cidadãos das Filipinas e do Gana.

PAL // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana