sexta-feira, 6 de março de 2015

Portugal. FISCO. PASSOS INVOCA “DISTRAÇÃO E FALTA DE DINHEIRO”




"Houve anos em que entreguei declarações e pagamentos fora de prazo com coima e juros, umas vezes por distração, outras por falta de dinheiro", afirma o primeiro-ministro em declarações ao "Sol".

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho alega "'distração e falta de dinheiro" para justificar as dívidas ao Fisco denunciadas na quarta-feira pelo Expresso Diário, em declarações ao jornal "Sol" de hoje.

"Houve anos em que entreguei declarações e pagamentos fora de prazo com coima e juros, umas vezes por distração, outras por falta de dinheiro",  afirma o primeiro-ministro ao semanário.

Passos volta a insistir na tese de que nunca teve "qualquer tratamento de exceção", tal como já tinha declarado no final das Jornadas Parlamentares do PSD, assegurando que nunca usou o lugar para enriquecer.

Nas declarações ao "Sol", o chefe do Governo garante que nunca deixou "de saldar as contas, não recorrendo a contestação nem a manobras dilatórias".

Confrontado sobre os valores das dívidas ao Fisco, Passos diz não recordar-se dos números. "Não guardo memória dos números de processo nem de valores, já que nunca vi interesse em conservar papéis anos a fio, de situações que ficaram regularizadas", acrescenta.

Esta quarta-feira, o Expresso Diário noticiou a existência de pelo menos cinco processos de execução fiscal sobre Passos Coelho, entre 2003 e 2007, que estão divulgados em blogues. E o gabinete do primeiro-ministro preferiu não comentar,  alegando a relação sigilosa entre um cidadão e o fisco.

Nesse mesmo dia, PS e PCP apresentaram requerimentos com um conjunto de nove questões dirigidas a Passos Coelho sobre a sua situação contributiva. Com uma diferença: os socialistas efetuaram o pedido à comissão parlamentar de Segurança Social e Trabalho, enquanto os comunistas enviaram o requerimento diretamente ao primeiro-ministro.

Polémica com dívidas

Foi no último sábado que surgiu a primeira polémica com dívidas de Passos Coelho,  na sequência de uma notícia do jornal "Público" que referia que entre outubro de 1999 e setembro de 2004 o primeiro-ministro acumulou dívidas à Segurança Social.

De acordo com o diário, o primeiro-ministro garantiu nunca ter sido notificado pela Segurança Social sobre a dívida  que prescreveu em 2009,  tendo já pago cerca de quatro mil euros de forma voluntária este mês.

O gabinete de Passos Coelho não demorou a reagir, afirmando em comunicado que o jornal insistia em "especulações infundadas" sobre a situação contributiva do primeiro-ministro, esclarecendo que o líder do Executivo "questionou o Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa sobre a existência de qualquer dívida, mesmo que prescrita, referente ao período em que exerceu atividade como trabalhador independente."

Na segunda-feira, Passos Coelho quebrou o silêncio sobre o assunto na abertura do SISAB (Salão Internacional do Sector Alimentar e Bebidas), assegurando que nunca teve durante qualquer informação ou notificação da Segurança Social em relação à dívida. "Eu não tinha consciência dessa obrigação", afirmou.

No dia seguinte, o primeiro-ministro voltou ao tema e reconheceu, no final das Jornadas Parlamentares do PSD, no Porto, não ser "um cidadão perfeito", garantindo contudo: "Não usei o lugar para enriquecer", no que foi entendido como uma referência a José Sócrates.

Numa carta enviada à TSF, DN e JN, José Sócrates aproveitou para criticar o atual primeiro-ministro, em resposta aquilo que considerou ser um "cobarde ataque pessoal" durante o discurso de Passos Coelho no Porto, acusando o governante de estar "num momento desesperado" e "próximo da miséria moral."

Já o líder da bancada parlamentar do PSD, Luís Montenegro, afirmou esta quinta-feira que o primeiro-ministro responderá a todas as questões, desafiando o PS a colocá-las diretamente ao governante, negando também a existência de quaisquer favorecimentos fiscais a Passos: "Desafio agora o PS a pegar nas nove questões [que pretendia fazer] e que as envie ao primeiro-ministro, que não deixará de dar resposta."

As alegadas dívidas de Passos à Segurança Social dizem respeito ao período em que deixou de ser deputado na Assembleia da República, em outubro de 1999, passando a ser consultor da Tecnoforma mas continuando a trabalhar também para outras empresas a título independente até setembro de 2004, altura em que voltou a descontar como trabalhador por conta de outrém no grupo Fomentinvest.

Passos Coelho reiterou que decidiu pagar voluntariamente cerca de 4000 euros à Segurança Social em fevereiro.

Expresso - Notícia atualizada às 10h45

Leia mais em Expresso
Costa deve pedir demissão de Passos, pressiona Manuel Alegre
Salgado pediu "contraditório" mas não colaborou quando teve oportunidade

Nova polémica envolve Passos. Primeiro-ministro teve cinco processos no fisco

Sem comentários:

Mais lidas da semana