sexta-feira, 6 de março de 2015

Portugal. SINDICATO DENUNCIA “LISTA VIP” DE CONTRIBUINTES




Mais de 130 trabalhadores do fisco estarão sob investigação por consultar dados fiscais de contribuintes famosos, cujos nomes estão compilados numa "lista VIP". "Inaceitável", diz sindicato.

O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos revelou hoje que recebe diariamente contactos de trabalhadores do fisco a pedirem ajuda, após serem notificados por consultar os dados de "contribuintes" famosos. A pressão sobre os funcionários que acedem a dados de personalidades mais conhecidas da opinião pública terá aumentado nos últimos dois meses, desde a altura em que foi consultada a informação fiscal do primeiro-ministro: desde dezembro, foram abertos mais de 30 processos e mais de uma centena de trabalhadores do fisco foi chamada a apresentar justificações, conta a TSF. A situação, diz o sindicato, é inédita, mas tornou-se recorrente desde que surgiu "uma notícia sobre o primeiro-ministro e a Tecnoforma".

Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, esclarece que a pressão não está restrita aos casos em que são consultados dados do primeiro-ministro e se estende a outros nomes de políticos e banqueiros ou grandes empresários. Os funcionários são chamados mesmo quando a consulta que fazem é ordenada pelo superior hierárquico e "no âmbito de uma fiscalização mais vasta". Neste momento, haverá mais de 130 trabalhadores na mira da Autoridade Tributária devido à pesquisa de nomes conhecidos.

À rádio, Paulo Ralha revelou ainda que há "fortes sinais de que existe uma espécie de lista VIP de contribuintes especiais": numa formação para 300 inspetores do fisco, ficou explícito que "todos os nomes dessa bolsa que fossem acedidos levariam à chamada do funcionário para que se justificasse". Para o sindicato, esta esta lista VIP existe mesmo, considerando "inaceitável" a compilação de nomes por criar uma espécie de "portugueses de primeira e de segunda".

Diário de Notícias

Leia mais em Diário de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana