quinta-feira, 5 de março de 2015

Stacey Addison. Turista dos EUA deixa Timor-Leste após seis meses a braços com a justiça




Díli, 05 mar (Lusa) -- Uma turista norte-americana regressou aos Estados Unidos após seis meses detida em Timor-Leste devido à descoberta de drogas num táxi que estava a partilhar com mais pessoas.

Stacey Addison, veterinária, chegou hoje a Portland, no estado do Oregon, onde foi recebida pela mãe no aeroporto da cidade, segundo reportagens televisivas.

"É uma sensação fantástica, é um alívio estar finalmente de volta a casa, estar fora dali", disse a turista a uma estação de televisão local, acrescentando que a experiência por que passou em Timor-Leste foi "uma montanha-russa emocional".

Um grupo criado na rede social Facebook para pedir a sua libertação, publicou uma mensagem celebratória na terça-feira, anunciando que ela deixara Timor-Leste: "Finalmente aconteceu! A Stacey está a caminho de casa!!!".

Addison foi detida a 05 de setembro, depois de terem sido encontradas metanfetaminas no táxi partilhado que se dirigia para a capital, Díli, mas negou ter cometido qualquer crime.

A veterinária norte-americana, que tinha acabado de entrar em Timor-Leste via Indonésia quando foi detida, escreveu no Facebook que outro passageiro -- que ela não conhecia - pegou na bagagem que continha a droga, e a polícia deteve posteriormente todas as pessoas que seguiam no veículo.

Stacey Addison foi libertada ao fim de alguns dias na prisão, mas foi depois novamente detida, embora não tenha sido alvo de qualquer acusação. Foi outra vez libertada em dezembro, mas as autoridades timorenses retiveram o seu passaporte enquanto continuavam a investigar o caso.

O seu advogado tinha avisado que o inquérito poderia levar dois anos, mas na semana passada o Governo timorense anunciou que o ministério público decidira não a acusar.

O departamento de Estado norte-americano apoiou Addison e exerceu pressão para que ela fosse libertada.

Timor-Leste condena a penas severas arguidos em casos de droga, incluindo a pena de morte para traficantes.

ANC // JMR

Sem comentários:

Mais lidas da semana