segunda-feira, 9 de março de 2015

TIMOR-LESTE 2015 E O PAU DE DOIS BICOS COM QUE JOGA RAMOS-HORTA




Ramos-Horta pronunciou-se há dias, em palestra no Museu Oriente, em Lisboa, sobre o novo primeiro-ministro de Timor-Leste e sobre os governos de Xanana Gusmão. Sem lugar a dúvidas mostrou completa confiança em Rui Araújo, o novo PM, da Fretlin. Sem dizer o que lhe vai na alma sobre Xanana Gusmão e seus governos deixou para esses palavras de encher-chouriços e, intencional mas timidamente, algumas reticências. Ramos-Horta ainda teme falar a verdade sobre os processos ministrados na governação de Xanana e seu grupo. Da corrupção nem suspiros. 

Compreende-se que Horta proceda assim. Não esqueçamos que esteve às portas da morte, gravemente baleado que foi junto à sua casa em Díli e onde também foi assassinado o major Alfredo Reinado (então em litígio que estava com Xanana Gusmão) e seu homem de confiança Leopoldino Exposto. Todos eles surpreendidos em emboscada que até hoje está por explicar. Assim como estão por descobrir os mentores e executores do plano. Mas isso já lá vai. Ramos-Horta era então Presidente da República. Agora importa aqui abordar Ramos-Horta na atualidade sobre Timor-Leste, o novo governo e correspondentes perspetivas. Sobre o tema, deixamos o espaço para o cidadão timorense Lito da Cunha.

Redação PG

RAMOS-HORTA, XANANA E O NOVO GOVERNO COM RUI ARAÚJO

Lito da Cunha

Todos nós sabemos que Horta é um político astuto e que joga sempre com um pau de dois bicos quanto à questão de Timor-Leste, relativamente à liderança do país para ficar bem visto por todos. Ele sabe muito bem que Xanana e o seu grupo o traíram em todos os aspetos na sua governação. Que beneficiou familiares e amigos na distribuição de contratos a torto a direito. A solução é procederem a uma investigação profunda junto das entidades timorenses competentes e fora de Timor, para apreender aos corruptos todos os “real states” adquiridos e contas bancárias duvidosas.

Horta, sarcasticamente, trata-os com todo o rigor e aparente respeito para não demonstrar a vergonha causada por esses vândalos. Ele sabe que Xanana anda a gastar o dinheiro do povo e da nação, que usa e abusa de critérios pessoais à margem da lei para assim controlar um vasto conjunto de pessoas, através da atribuição de contratos realizados sem qualquer transparência de processos e à conta do gasto de dinheiro público. Em prol do enriquecimento de várias pessoas sem que disso resulte qualquer benefício para o povo timorense.

Nada de bom Xanana fez na sua governação. Tem sido um desastre. Só vimos corrupção, uma roubalheira louca, nepotismo e má governação. O povo em geral já não está satisfeito com este Xanana corrupto que teve de optar pela sua resignação forçada.

Xanana, devido à corrupção institucionalizada e por ele protegida, chegou ao descaramento de não permitir que a justiça fizesse justiça, expulsando juízes estrangeiros e profissionais judiciários, por saber que estava sobre a mira de investigações e que iria ser desmascarado, incriminado e punido.

Xanana sabe que está acabado mas ainda aparece a fazer os branqueamentos convenientes na mídia em favor dos poucos veteranos e empresários oportunistas que, como sempre, continuam pendurados nos seus fundilhos para mendigar projetos de sobrevivência. Por isso é que Xanana ficou com a pasta de ministro do Planeamento e Investimento Estratégico. Para ainda distribuir projetos aos seus familiares e amigos, caso contrário perderá tudo.

Grandes problemas que o PM Rui Araújo irá enfrentar para combater a corrupção e reajustar o sistema do governo. Esperemos que faça um bom trabalho durante estes próximos meses. Até às novas eleições. Qualquer que seja o resultado deste seu trabalho refletir-se-á, para ele, nas próximas eleições.

Sem comentários:

Mais lidas da semana