quarta-feira, 11 de março de 2015

Timor-Leste. Fundação apela ao Governo timorense para que recolha armamento desaparecido




Díli, 11 mar (Lusa) - A organização timorense Fundação Mahein (FM) apelou hoje ao Governo timorense para que estabeleça uma nova política de recolha do armamento espalhado pelo país, fortalecendo ao mesmo tempo a capacidade dos serviços de informação.

Segundo a FM, os Ministérios da Defesa e do Interior devem "fortalecer a sua cooperação" e atuar para recolher armamento desaparecido durante os confrontos que se viveram em Timor-Leste em 2006.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a organização pede ainda que se crie um inventário nacional de armamento militar e policial, levando a cabo uma campanha pública para informar a população sobre aquele material desaparecido.

"A FM apela ao Governo para que continue a criar capacidade e a dar recursos suficientes aos serviços nacionais de inteligência (informação) para que facilitem o processo de informação", refere o comunicado.

Os apelos da organização surgem na sequência do ataque de domingo à esquadra da vila de Baguia, em que ficaram feridos quatro agentes da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL).

No comunicado, a FM refere que, nos últimos sete anos, o Governo produziu várias resoluções autorizando quer a PNTL quer as Forças Armadas (F-FDTL) a procurar e recolher o armamento desaparecido, especialmente granadas e pistolas da polícia.

O incidente de Baguia, adianta a organização, é um exemplo claro de que "a implementação das políticas de recolha de armamento em Timor-Leste continua a ser um problema".

Por isso, sublinha que este é um assunto que deve merecer a "atenção urgente" do VI Governo Constitucional.

ASP // ARA

Sem comentários:

Mais lidas da semana