quinta-feira, 30 de abril de 2015

CHINA E RÚSSIA VÃO REALIZAR EXERCÍCIO NAVAIS NO MEDITERRÂNEO




Pequim, 30 abr (Lusa) -- A China e a Rússia vão realizar nas próximas semanas no mar Mediterrânico o seu primeiro exercício naval conjunto, informaram hoje responsáveis militares chineses numa confirmação do reforço das relações entre dois vizinhos.

Os exercícios com fogo real, previstos para meados de maio, vão envolver nove navios, três deles chineses, precisou em conferência de imprensa o porta-voz militar Geng Yansheng.

Os navios chineses envolvidos participam atualmente em missões internacionais de escolta anti-pirataria no Golfo de Áden e na costa da Somália, acrescentou.

"É necessário sublinhar que este exercício conjunto não é dirigido contra uma terceira parte nem está relacionado com a segurança regional", insistiu.

Geng Yansheng disse que o objetivo dos exercícios consiste em proteger a segurança da navegação em "mares longínquos" através de treinos que incluem defesa marítima e exercícios com fogo real. O responsável militar referiu-se a uma "cooperação pragmática" entre as duas partes e no aumento da "capacidade das duas marinhas em lideram conjuntamente com ameaças marítimas".

As relações entre a Rússia e a China têm registado uma significativa aproximação nas duas últimas décadas. Os dois países são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e normalmente assumem posições comuns. A nível militar têm realizado com frequência exercícios conjuntos, enquanto a nível económico a China pretende explorar os vastos recursos energéticos da Rússia, e Moscovo tenta diversificar os seus mercados na sequência das sanções ocidentais motivadas pela guerra na Ucrânia e a anexação da Crimeia.

PCR // JMR

Sem comentários:

Mais lidas da semana