terça-feira, 21 de abril de 2015

Portugal – Amamentação. Ordem dos Médicos garante que há casos noutros hospitais



O Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos já está a investigar os casos recentemente revelados e garante que a situação está a acontecer noutros hospitais do Porto.

Miguel Guimarães não tem dúvidas: estão a acontecer noutros hospitais casos semelhantes aos do São João e do Santo António, relatados pelo jornal Público, em que mulheres com licença de amamentação foram obrigadas a espremer leite das mamas à frente de médicos de saúde ocupacional.

"A queixa que temos em janeiro não é do hospital São João nem do Santo António, é doutro hospital do norte", sublinha, concluindo por isso "que isto está a acontecer noutros hospitais".

O presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos não quis adiantar qual o hospital a que se refere a queixa de janeiro, porque o caso ainda está a ser investigado, mas assegura que se trata de um hospital muito próximo do Porto.

Miguel Guimarães suspeita por isso que estejamos perante uma decisão concertada das administrações dos vários hospitais: "Não penso que tenha sido uma ideia isolada de um conselho de administração. Não tenho provas de nada, mas é provável que os conselhos de administração conversem entre si e eventualmente tenham decidido começar a fazer uma coisa deste género para limitar as licenças de amamentação das mães trabalhadoras".

A sanção disciplinar para estes médicos que exigiram prova de evidência de leite nas licenças de amamentação pode ir da advertência à suspensão.

A TSF está a tentar contactar a Associação de Administradores Hospitalares para obter uma reação.

Barbara Baldaia - TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana