terça-feira, 7 de abril de 2015

Portugal. Escutas dos Vistos Gold envolvem juiz do Tribunal da Relação




Juiz presidente do Tribunal da Relação de Lisboa prometeu ao ex-presidente do IRN apoio pessoal e institucional “em tudo o que seja necessário”.

António Figueiredo, ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), afirmou em conversas telefónicas que “conta com o apoio de pessoas bem colocadas” no que diz respeito às acusações com que se viu confrontado no caso dos Vistos Gold.

De acordo com o jornal i, António Figueiredo teve esta conversa no dia 2 de setembro com o juiz presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Vaz Neves, na qual o ex-presidente do IRN mostrou conhecimento de que estaria a ser alvo de escutas telefónicas. Nesta conversa Vaz Neves disponibilizou-se a apoiar António Figueiredo “em tudo o que seja necessário”, não só a nível pessoal como “institucionalmente”.

António Figueiredo mencionou o apoio de pessoas que “de imediato se colocaram à disposição para o que quer que fosse”, reconhecendo porém que o seu nome já estivesse “manchado na praça pública”. Estas pessoas que Figueiredo menciona poderão, segundo o i, ser juízes ligados ao Serviço de Informações Secretas, nomeadamente Antero Luís e Horácio Pinto, com os quais António Figueiredo terá tido jantares acompanhado por Zhu Xiaodong.

De nacionalidade chinesa, Zhu terá mesmo pago pelo menos um destes jantares de Figueiredo com Antero Luís e Horácio Pinto, no qual os três manifestaram “grande à vontade” de acordo com o relatório de vigilância da Polícia Judiciária.

Tudo isto serviu para o Ministério Público e o juiz Carlos Alexandre manifestarem preocupações relativamente à existência de interferências no inquérito, sendo já de conhecimento público que houve pelo menos dois varrimentos eletrónicos no IRN.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana