sexta-feira, 8 de maio de 2015

CASA-CE DIZ QUE PRESIDENTE RECUSA RECEBER RELATÓRIO SOBRE CONFRONTOS




Segunda força política do país contesta dados oficiais sobre o ocorrido na Serra Sume.

Abel Chivukuvuku disse ontem que José Eduardo dos Santos recusou-se a recebê-lo no palácio presidencial.  O líder da CASA-CE pretendia entregar ao presidente um relatório sobre os recentes confrontos no Huambo entre polícias e membros da seita ilegal “A Luz do Mundo”.

Segundo versões oficiais, morreram durante os confrontos decorridos na Serra Sume, no dia 16 de Abril, nove polícias e treze civis, mas segundo Chivukuvuku, que chefiou a primeira delegação extra-oficial a ter acesso ao local depois do ocorrido, e concedeu, inclusive, uma entrevista sobre o assunto ao Rede Angola, “a conclusão é que houve matança grave!”, afirmou sem avançar números de mortos.

“Assim que chegamos do Huambo quisemos falar com o presidente da República e entregar-lhe o nosso relatório sobre a digressão, mas o presidente não quis nos receber, por isso decidimos publicar o relatório”, disse o dirigente da segunda maior força política do país, em declarações à rádioVoz da América.

Chivukuvuku afirmou que num possível encontro com o presidente queria também discutir questões que “possam não estar no relatório”. A notícia destaca ainda que esta foi a segunda em um ano que José Eduardo dos Santos recusou-se a encontrar com o líder da CASA-CE.

No relatório, de acordo com a VOA, a coligação solicita ao Executivo uma investigação profunda do caso Kalupeteka com “pessoas idóneas e neutras para se apurar a verdade”. O partido alerta igualmente o Governo a prestar mais atenção ao fenómeno de proliferação de seitas religiosas pelo país.

“A nossa conclusão é que houve matança grave! Não posso, com seriedade e honestidade, afirmar se houve genocídio ou não, mas matança grave houve. Morreram polícias, mas morreram muitos civis”, disse em entrevista ao RA. Continue a ler aqui.

O Rede Angola foi ao acampamento da seita Luz do Mundo. Continue a ler na Grande Reportagem “Sume, silêncio de morte” 

Rede Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana