sexta-feira, 29 de maio de 2015

ISTO É TUDO UMA MÁFIA. ISTO É TUDO UMA MÁFIA. ISTO É TUDO UMA MÁFIA…




Bom dia. Hoje a santa corrupção está na mó de cima das parangonas. A causa é a FIFA… Mas não devia ser só a FIFA e Blatter com seus associados. Em Portugal corruptos em cargos de alta responsabilidade é o que não falta se seguirmos a vox populi que sabe mais do que aquilo que se julga. É que não há fumo sem fogo e daí se dizer que quem cabritos vende e cabras não tem de algum lado lhe vem. Políticos do Arco da Corrupção ou da desgovernação são visados. Até a PGR Morgado disse com sabedoria que eles chegam à política uns pelintras e passados uns anos estão a abarrotar de fortuna… Milagre, ou porque será?

Mas não só de corrupção e máfia trata este Expresso Curto todo cremoso, tirado por Henrique Monteiro, do Expresso do tio Balsemão da Marinha que é quinta. Vai ao Carlos Costa do Banco de Portugal. O PS danado por não ter sido consultado. Tudo fita. Se fosse consultado teria concordado. Costa baralhou, deu cartas viciadas, deixou andar e… Paga Zé Povinho. A cena marada era essa. Além disso há aquela do favores com favores se pagam e os marmanjos preferem ter lá os das suas conveniências nem que sejam absolutamente incompetentes. Vão ver Costa ser condecorado e elogiado e... Rico futuro o espera pelos bons serviços prestados aos deles. Dizem que é incompetente? Não. Não é o caso do Carlos Costa. Ele foi competentíssimo a deixar andar a bagunça que deu origem a andarmos a pagar aos ricos o que os ricos roubaram. Pois. Sem-vergonhas é o que não falta em Portugal. De Belém a São Bento e restantes capelinhas é um magote deles. Um exército da desgraça lusa.

Já está. Atire-se ao cafezinho da ordem, ainda cremoso. Creme é o que não lhe falta. Fala Henrique. Expressa-te homem, jornalista – coisa que parece que não há muito pelo Expresso. Pelo que se vê aqui no Curto é quase tudo diretores e afins. Redatores... há quantos? Muitos, pois claro.

Bom dia, mesmo a passar fome e a aumentar os calotes. A miséria assentou arraiais e os salafrários dizem que “estamos melhor”. Dizem a verdade, eles estão muito melhor. Os portugueses roubados é que não. E roubados por quem? Oh não! Não vamos voltar à mesma conversa!

Redação PG

Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Henrique Monteiro, redator principal do Expresso

Escrevam 100 vezes: isto é tudo uma Máfia (e às vezes ganham)

Blatter é um sem vergonha. Já se esgotaram os nomes que lhe podem chamar. Mas foi preciso uma  senhora procuradora americana,Loretta Lynch, para começar a pôr a FIFA na ordem. Sobre o tema, e as suas confusões, nada como ler o que está  aqui na AlJazeera, que traz tudo sobre as eleições de hoje, ou  aqui no 'Wall Street Journal', que diz que patrocinadores importantes (Coca-Cola, Visa, Adidas, McDonalds) já estão a abandonar o barco e  aqui na BBC, que tem perguntas e respostas sobre o caso, incluindo por que razão começou nos EUA... e talvez ainda  aqui,  aqui e aqui. Mas, atenção! Hoje há eleições na FIFA e ele pode ganhá-las outra vez, não obstante as  ameaças europeias de Platini e de várias federações não só da Europa e de outras latitudes, como o Canadá. Sabem porquê? Por causa daquilo que está no título... 

Os resultados a um inquérito no Hospital de Santa Maria (HSM) foram ontem apresentados. O estudo, organizado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, pretendia avaliar a perceção que aqueles que lá trabalham têm sobre a instituição. E a perceção, embora o próprio estudo diga que carece de representatividade, é de que a maçonaria, o opus dei e os partidos políticos dominam. Podia ser de outra maneira? Não é essa a perceção geral sobre tudo? Não há sempre a ideia de que isto é tudo uma Máfia!? Pois há! A autora, Sónia Pires, defende-se:  "Calhou-me uma instituição crocante" (palavra interessante). Mas agora o hospital, que ficou assim percecionado (até porque a Comunicação Social confundiu perceção com prova provada), quer processar os autores do estudo... Talvez devesse processar os autores da perceção...

E para não ser tudo mau, há que referir que Pasquale Scotti, que vivia sob o nome de Francisco de Castro Visconti e era um dos mais perigosos chefes da Camorra, foi  preso no Brasil pela Interpol, terça-feira, depois de 30 anos foragido.

OUTRAS NOTÍCIAS

O Governo reconduziu Carlos Costa como Governador do Banco de Portugal.  É a maneira de não ter maçadas… Costa havia sido nomeado por um Governo do PS e serve agora de corta-fogo para que o Executivo não se queime no ‘caso BES’ e na venda do Novo Banco. Assunto resolvido? Apesar de António Costa considerar lamentável  tal nomeação (no que é acompanhado por todos os partidos da oposição), dificilmente esta voltará atrás, apesar  do cansaço evidente do nomeado e até das suas queixas no Parlamento acerca de manifestações à porta de casa, nas quais lhe chamavam nomes… No 'Diário Económico' dá-se por certo que Carlos Costa vai mudar a administração do BdP.

E a propósito de bancos centrais, o nosso vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio disse estar convencido de que a Grécia não sai do Euro… Mas Constâncio nem sempre acerta (digo eu, para ser simpático). Já Christine Lagarde, a senhora que manda no FMI, diz que a  'Grexit' é uma possibilidade. O que faz a manchete do DN.

E há  acordo ou não entre a  Grécia e as 'entidades' (nome que constitui a única vitória visível do Governo de Tsipras)? A doutrina divide-se. Os  gregos dizem que quase e os europeus que nada... Assim andamos

Sobre as nossas pensões, um estudo coordenado pelo social-democrata Paes Antunes defende preto no branco a redução do seu valor médio. Mário Centeno, o coordenador do estudo para o PS, é citado neste estudo, o que provocou mal estar nos socialistas. Mas  Paes Antunes diz que o texto é dele e não compromete mais ninguém. Já agora, o CM diz que a reforma completa só aos 66 anos e dois meses.

Nas últimas horas foram  resgatados pela guarda costeira italiana mais 741 migrantes  no Mediterrâneo, mas a estas coisas já poucos ligam, infelizmente.

Sabem qual vai ser o último aparelho ‘mobile’? Bem esta é fácil… É o automobile! A Apple, depois da Google, já anda a fazer testes. Estamos aqui, estamos a falar com o carro e mandá-lo vir ter connosco, como o Zorro fazia ao Silver ou Lucky Luke a Jolly Jumper.

Pode parecer nojento, mas os médicos recomendam que dê uma vista de olhos às suas próprias fezes antes de as atirar por água abaixo. Dizem que pode ajudá-lo muito a controlar a sua saúde. Veja aqui o artigo (em francês do LeHuffingtonPost) e aqui o livro ‘A vida secreta dos intestinos’ da investigadora Giulia Anders que lhe dá origem e que estuda os neurónios intestinais (nos tops em vários países e também em Portugal), algo que o meu bem conhecidoComendador Marques de Correia já referira.

A Taça da Liga tem a sua final hoje às 19:45 e joga-se entre oBenfica e o Marítimo, em Coimbra. No domingo, a verdadeira Taça de Portugal é no Jamor, às 17:15 horas, entre o Sporting e o Braga. Depois, para felicidade de alguns e tristeza de muitos, acaba a época. Mas o escândalo que aí está montado no futebol há de perdurar…

FRASES

“As políticas públicas do Estado Social em Portugal só lentamente se vêm alinhando com as orientações europeias, e mais no plano dos princípios do que nas práticas públicas efetivas” Fernando Ribeiro Mendes, in ‘Observador’; professor do ISEG, secretário de Estado da Segurança Social no governo Guterres (1995-1999), autor de “A Conspiração Grisalha, Segurança Social, Competitividade e Gerações” (2005), foi a primeira voz a denunciar a forma como os instalados (‘grisalhos’) resistem à mudança.

“ Só me ocorre dizer: ser condenado a pena suspensa por dizer a verdade é ótimo. Podia ter levado um tiro. (…) Isto é um aviso a todos os que se metem com os poderosos em Angola" - e é especialmente surpreendente por ter surgido depois dos queixosos terem aceitado um acordo. É o Ministério Público que o condena, é o Estado. Se isto não é kafkiano, está a ficar parecido. ”, Bárbara Bulhosa, editora de Rafael Marques em Portugal, depois de saber que o seu autor tinha sido condenado por um tribunal de Luanda a 30 dias de prisão com pena suspensa, apesar de antes ter chegado a acordo com os queixosos, generais de topo referidos no livro “Diamantes de Sangue”, (Editora ‘Tinta da China’, 2011).

“Mesmo que os detidos tivessem violado alguma regra, os Estados Unidos de certeza que não teriam nada que ver com isso. Estes membros [da FIFA] não são cidadãos norte-americanos e, supondo que algo tivesse acontecido, de certeza que não foi no território dos EUA Logo, eles não têm nada que ver com isso”, Vladimir Putin, presidente russo, a ‘vender’ a tese de que existe uma conspiração americana contra a FIFA.

“Se considerarmos toda a dívida de toda a economia portuguesa então são 702 mil milhões, contas de Março, ou 404% do PIB, quatro anos do produto total do país. Se esta dívida fosse da responsabilidade de todos, desde as crianças recém-nascidas até aos reformados, cada um deveria algo mais do que 70 mil euros (se recair só sobre a população activa e dispensar as crianças e reformados, conte, cara leitora ou leitor ainda em idade de trabalho, que a “sua” dívida andará pelos 140 mil euros)". Francisco Louçã ,‘Público’, no artigo intitulado “Sabe o peso da canga que leva ao pescoço? Canga (ou jugo), como pode ver aqui na fotografia, é o que mantém animais de carga lado-a-lado de forma a puxarem um carro.

O QUE DIZEM OS NÚMEROS

35 horas – é a média de trabalho semanal de um trabalhador por conta de. Mas não é assim em todas as atividades, oram vejam estes números do Pordata em relação a 2014
36,2 horas – é a média para Banca e Seguros
36,1 horas – para o Comércio
35,9 horas – para a Indústria
33,8 horas – para a Administração Pública, Educação e Saúde
33,5 horas – para a Agricultura e Pesca

Se compararmos com 1990, quando a média geral era de 38,5 horas, vemos que a amplitude ia das 41 horas para Agricultura e Pesca às 33,9 horas da Administração Pública, Educação e Saúde.

Conclusões a cargo de cada um.

O QUE EU ANDO A LER

Ando a ler a brutalidade que eram as aldeias, a sua ferocidade e simultaneamente candura, fraternidade e dádiva. Nada é, como dizem os sábios, inteiramente mau ou bom (só os partidos adversários durante as campanhas eleitorais) e assim as nossas aldeias, que se finaram sem um dobre de sinos, também tinham ambas as facetas. Esta semana passaram 52 anos sobre a morte de Aquilino Ribeiro e eu fui a Viseu, ao Museu Nacional Grão Vasco, onde uma exposição temporária de Pedro Albuquerque, intitulada ‘Inscrituras de Aquilino’ é o pretexto para o CEAR (Centro de Estudos Aquilino Ribeiro) fazer uma série de conferências. Calhou-me ser o orador da primeira e, por isso, o que andei a ler foram os livros daquele autor da minha terra (não da terra onde nasci, que eu sou dali da rua da Beneficência, ao pé da Fundação Gulbenkian, mas da terra que é minha). Histórias de um tempo em que, como escreve o autor, “Havia povos bárbaros de todo, governados pela lei da selva, onde se matavam uns aos outros com sobranceria e inaudita fereza”. Li vários, mas recomendo ‘O Malhadinhas’. É a história de um homem cujo mundo vai de Aveiro, comprar o sal, às Terras do Demo, vendê-lo. Tem histórias em cada porto, ou seja, em cada pernoita e conta-as quando se sente à morte. A sua prima e mulher, Brízida, que ele violara antes que um padre a afiambrasse, presume-se ser uma das destinatárias juntamente com uma série de outras pessoas a quem António Malhado, o ‘Malhadinhas’, se dirige chamando-lhes ‘Meus fidalgos’. Ah, Aquilino Ribeiro, Miguel Torga, Vergílio Ferreira, entre outros que falam dos nossos avós e dos avós dos nossos avós. Ah Malhadinhas que depois de contar as inúmeras fanfarronices e aventuras amorosas, remata com uma das frases mais belas e carregadas de significado que saíram da caneta do Mestre: “Ricos tempos em que era capaz de tais Áfricas, ricos tempos”.

E está tudo. Amanhã há o Expresso Semanal, o verdadeiro, o legítimo, etc (não pense a farmacêutica que vou aqui fazer publicidade) e hoje, sim hoje ainda, às 18 horas em ponto, o Expresso Diário trará as últimas. Na segunda-feira, dia 1 de junho, 152º dia do ano, dia das crianças (em Portugal), deixamos o Expresso Curto a um rapaz novo – Pedro Candeias, que escreverá com propriedade sobre o vencedor da Final da Taça de Portugal e do mais que houver.
 

Bom fim de semana

Sem comentários:

Mais lidas da semana