domingo, 17 de maio de 2015

Portugal. ANTÓNIO ARNAUT CHAMA “NEOLIBERAL ASSANHADO” A PASSOS COELHO




O SNS está ameaçado por uma "direita reacionária", comandada por um "neoliberal assanhado". Palavras de António Arnaut dirigidas ao governo e a Pedro Passos Coelho

António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde, está convencido que há uma direita que vê o SNS como uma conquista social, mas não a que está no governo.

"Há uma direita que defende o Serviço Nacional de Saúde, uma direita doutrinária, que defende a doutrina social da Igreja. Mas há uma direita reacionária, que é esta que está no poder, presidida por um neoliberal assanhado, que não tem nenhuma sensibilidade social. E, se o SNS tem resistido, é pela sua grande força na consciência popular", atirou, em Coimbra, na abertura do plenário do Partido Socialista, sobre o SNS.

Adianta o fundador do SNS que, nos últimos três anos, Portugal perdeu cerca de 4.000 camas em hospitais públicos e ganhou 2 mil em hospitalização privada. Lembra, por isso, os 500 milhões de euros pagos pela ADSE ao privado. Valores que, no seu entender, deviam ter sido canalizados para o público.

"Só a ADSE pagou 500 milhões de euros aos hospitais privados e muitos desses cuidados podiam ter sido prestados pelo SNS. A ADSE poderia fazer convenções com o SNS? Claro que pode fazer. Mas há um aliciamento dos utentes da ADSE e de outros subsistemas para o privado", acusa.

António Arnaut desafiou António Costa a não reformar o Serviço Nacional de Saúde simplesmente para retirar camas aos hospitais públicos servindo os interesses do privado.

Miguel Midões - TSF -  Foto Arquivo/Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana