sexta-feira, 12 de junho de 2015

CIDADÃO DESAPARECE EM CABINDA DEPOIS DE SER PRESO PELA POLÍCIA




Associação de Transparência, Clareza e Amor de Cabinda acusa o secretário de Estado dos Direitos Humanos Bento Bembe de não se pronunciar sobre as violações na província.

Coque Mukuta – Voz da América

Um cidadão de nacionalidade angolana desapareceu na fronteira de Cabinda depois de ter sido detido pelas autoridades angolanas, o jovem que se dedicava à venda de carros em Luanda, está sem paradeiro há mais de 4 meses.

A denúncia acontece quando a Associação de Transparência, Clareza e Amor de Cabinda critica o secretário de Estado dos Direitos Humanos Bento Bembe de não se pronunciar sobre a violação dos direitos humanos na província.

Não se sabe em que estado se encontra o cidadão angolano João António dos Santos, de 39 anos de idade, mais conhecido por Marcos que desapareceu misteriosamente há cerca de quatro meses entre as cidades de Cabinda e Ponta Negra, em Angola, na sequência de uma interpelação movida por agentes da Polícia Nacional.

A denúncia é da sobrinha da vítima Arieth dos Santos: “não sabemos onde está e como ele está, o que sabemos é que está desaparecidos”, revela.

Parentes acreditam que João António dos Santos, pai de duas filhas residentes em França, encontra-se morto. “O meu avô, que é o pai dele, não dorme e o que cremos é que ele esteja morto”, reiterou Santos.

Por outro lado, a Associação de Transparência, Clareza e Amor de Cabinda critica o secretário de Estado dos Direitos Humanos Bento Bembe por nunca se pronunciar sobre as violações dos direitos humanos na província. A acusação é de Simão Necas, representante da referida organização: “Os direitos humanos em Cabinda são violados e nunca vemos Bento Bembe, filho da terra, a defender aquela terra”, acusou.

A VOA tentou contactar o porta-voz da polícia Nacional, mas sem sucesso.

Na foto: Bento Bembe

Sem comentários:

Mais lidas da semana