quarta-feira, 10 de junho de 2015

“DISCURSO DE CAVACO FOI MERA PROPAGANDA” – Catarina Martins




A porta-voz do Bloco de Esquerda diz que o discurso presidencial no 10 de Junho só serviu “para lançar a campanha eleitoral de PSD e CDS”, ao não ter uma palavra sobre os mais sacrificados pela austeridade.

“Há quatro anos, o Presidente da República dizia que o país não podia fazer mais sacrifícios. Quatro anos passados, com meio milhão de postos de trabalho destruídos, com salários cortados, pensões cortadas, com pobreza crescente, pobreza infantil crescente, Cavaco Silva não tem uma única palavra para as pessoas que foram mais sacrificadas”, sublinhou Catarina Martins em declarações aos jornalistas na Feira do Livro de Lisboa.

“Por isso concluímos que hoje não houve um discurso do Presidente da República. Hoje Aníbal Cavaco Silva decidiu lançar a campanha eleitoral de PSD e CDS e fazer um discurso de mera propaganda política”, prosseguiu a porta-voz do Bloco.

A visita à Feira do Livro serviu para apresentar algumas das ideias do programa eleitoral para as legislativas: recuperar o Ministério da Cultura e reforçar o Orçamento de um setor que sofreu cortes de 75% nestes quatro anos de governo PSD/CDS.  O objetivo é o de cumprir a meta de 1% do PIB para a cultura, com uma política em que “o centro tem de ser o acesso da população à cultura”, através de preços mais acessíveis e dias gratuitos em teatros, museus e monumentos.

Catarina Martins defendeu também que “é preciso parar de criminalizar a partilha de conteúdos culturais na Internet, perseguindo o que de facto não é um crime quando não tem nenhum fim comercial, acabando com uma taxa da cópia privada que é completamente anacrónica” e, por outro lado, “chamar à responsabilidade as indústrias que vivem da distribuição de conteúdos culturais e que nunca pagam um tostão ao setor nuclear da cultura que permite a sua existência".

Esquerda.net

Leia mais em Página Global


Sem comentários:

Mais lidas da semana