segunda-feira, 15 de junho de 2015

Moçambique. Governo manda encerrar contas desconhecidas nos serviços de migração




O ministro moçambicano do Interior, Basílio Monteiro, deu ordens para fechar contas bancárias da Direção Nacional da Migração, algumas das quais desconhecidas para as autoridades financeiras, do país, e encomendou também uma auditoria, já em curso.

"A existência de muitas contas propicia esquemas de corrupção. O mais grave é que havia contas que a Direção de Administração e Finanças não conhecia", disse Basílio Monteiro, citado hoje pelo diário Notícias.

O jornal avança que o ministro do Interior foi apanhado de surpresa pela existência de 12 contas, sete em Moçambique e cinco no estrangeiro, duas quais em Portugal, durante uma visita, na sexta-feira à Direção Nacional da Migração.

A visita destinava-se a compreender o processo de elaboração de documentos de viagem e também a demora na emissão de passaportes, certificados de emergência e autorizações de residência.

"A cadeia de produção pode fazer 700 passaportes e 800 DIRE [Documento de Identificação de Residente Estrangeiro] por dia. A fábrica tem novas máquinas o que eleva a capacidade de resposta às necessidades", afirmou Basílio Monteiro, lamentando porém que o processo de produção é "afetado pelo mau ambiente de trabalho instalado na Migração e não por problemas técnicos".

Basílio Monteiro anunciou que está já em curso uma auditoria à Direção Nacional de Migração e que parte das contas foi encerradas, "o que permitirá uma melhor gestão da instituição".

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana