quinta-feira, 11 de junho de 2015

Moçambique. Renamo anuncia criação de polícia e reorganização militar




A Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, anunciou hoje que vai forçar a criação das autarquias provinciais no centro e norte do país, através da criação de uma polícia e da redistribuição do seu efetivo militar.

José Manteigas, porta-voz da V sessão do Conselho Nacional da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), disse que o quórum reunido na cidade da Beira aprovou a criação, "a bem ou a mal", das autarquias provinciais, incluindo o uso da ala militar do partido, que será redistribuída para responder a eventuais ataques do Governo.

"Todos nós sabemos que a Frelimo (partido no poder em Moçambique) tem usado a polícia para impor a sua vontade, por via disso a Renamo, porque não pode desaparecer e não deve, irá também criar as suas forças, para autodefender-se nas situações em que for atacada", declarou José Manteigas, recusando a ideia de que estas decisões sejam lidas como uma declaração de guerra.

O Conselho Nacional da Renamo decidiu também estender os trabalhos por mais um dia, até sexta-feira, para aprofundar o debate sobre a estrutura das autarquias provinciais que pretende criar em Manica, Sofala, Tete, Zambézia (centro) e Niassa e Nampula (norte), como forma de ultrapassar o que alega ter sido uma fraude nas eleições gerais de 15 de outubro do ano passado.

A Renamo submeteu um anteprojeto de lei ao parlamento, preconizando a criação desta nova figura administrativa, mas a proposta foi rejeitada pela maioria da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique).

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana