quarta-feira, 24 de junho de 2015

PAIGC PREPARA CELEBRAÇÃO POPULAR EM BISSAU




O PAIGC, partido no poder na Guiné-Bissau, vai organizar um conjunto de atividades populares na capital para festejar o primeiro aniversário do Governo, a 04 de julho, disse hoje à agência Lusa fonte daquela força política.

As estruturas regionais do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) estão a mobilizar a população e espera-se igualmente a participação de "outros partidos" e organizações de fora da esfera partidária, acrescentou.

O programa que está a ser preparado vai incluir diversas atividades culturais ao longo do dia.

Um apelo à participação na festa foi lançado na reunião do Comité Central do PAIGC, realizada durante o último fim de semana, encontro em que o órgão aprovou uma moção de louvor ao Governo.

Os dirigentes do partido classificaram como "exuberante" e "extraordinário" o "desempenho do chefe do Governo", de acordo com o comunicado final do encontro.

Entre os feitos destacados em um ano de mandato estão a reabilitação de várias estradas da capital, a normalização do abastecimento de eletricidade e água, a iluminação pública em 28 localidades do interior e a construção e apetrechamento de salas de aula.

O PAIGC venceu com maioria absoluta as eleições legislativas de 13 de abril de 2014.

O primeiro-ministro e líder do partido, Domingos Simões Pereira, integrou no executivo que tomou posse a 04 de julho de 2014 elementos dos restantes partidos com representação parlamentar: PRS - Partido da Renovação Social, PCD - Partido da Convergência Democrática, PND - Partido da Nova Democracia e UM - União para a Mudança.

A par das eleições legislativas decorreram também as presidenciais em que José Mário Vaz, também com o apoio do PAIGC, foi eleito Presidente da República, empossado a 23 de junho de 2014.

As eleições do último ano puseram fim ao período de transição que resultou do golpe de Estado militar e 12 de abril de 2012.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana