sábado, 6 de junho de 2015

Portugal. Banca. Autoridade da Concorrência acusa 15 bancos de violar regras




Em causa está um processo aberto em 2012 que ficou conhecido como o ‘cartel da banca’. Ao todo, são 15 as instituições bancárias que estão na ‘mira’ da Autoridade da Concorrência por suposta violação das regras de concorrência.

Entre os acusados de partilha de dados de mercado, incluem-se bancos de peso, casos da Caixa, do BCP, do Novo Banco, Santander e Totta e BPI.

Ao Diário Económico, o advogado de um dos bancos acusados adianta que em causa estão acusações a bancos de “terem partilhado entre eles informação sobre dados de mercado”.
Explica o mesmo jornal que a nota de ilicitude ontem entregue aos bancos visados é o resultado de um processo aberto em 2012 que ficou conhecido como o ‘cartel da banca’.

Os bancos ainda serão ouvidos e só depois desta oportunidade de defesa é que a Autoridade da Concorrência poderá avançar para eventuais coimas às instituições visadas.

A AdC frisa que esta prática, "em alguns casos, terá durado cerca de 11 anos e incidido sobre informações não públicas, designadamente, intenções de alteração de spreads", adianta ainda a Lusa.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana