segunda-feira, 22 de junho de 2015

Portugal. CAVACO SILVA, CONSAGRADO CONSERVADOR ATÉ NA MEDIOCRIDADE


Bocas do Inferno

Mário Motta, Lisboa

Não é de agora que Cavaco Silva, com mais idade, atual e nefasto presidente da República, mostra o seu lado unifocal nas preferências aos que lhe estão próximo e lhe lambem as botas. Como bastamente medíocre assumido e demonstrado, nas ações, na cultura e na democracia. Cavaco já era assim quando foi primeiro-ministro por mais de uma década – consagrado conservador até na mediocridade.

A dignidade que a Presidência da República possuía esfumou-se por obra de Cavaco Silva. Há disso vários episódios ridículos e de lesa-honestidade e lesa-Pátria que o provam. Não cabe aqui referi-los por serem sobejamente conhecidos. Desde vacas que riem até em visita ao estrangeiro referir-se a fazerem “ó-ó” Portugal sabe que em vez de um Presidente da República elegeu para Belém um paspalho que expõe ao ridículo a dignidade do cargo para que foi escolhido. Temos de reconhecer que o desempenho de Cavaco rasa o mentecapto e que urge recuperar a dignidade da instituição Presidência da República – o que, infelizmente, só acontecerá no próximo ano. Assim contamos.

Vem este arrazoado textual a propósito de algo que muitos ignoram e que por aqui também. Cavaco condecorou no passado dia 10 de Junho, de Portugal, Camões e Comunidades, o costureiro da esposa, a D. Maria (em reprise salazarista que se cola a Cavaco). O profissional da moda chama-se Carlos Gil. Foi condecorado com a comenda de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique… Pelos serviços prestados à D. Maria Cavaco Silva, algo irrelevante. Tão irrelevante quanto a senhora destinada a formar aquele “lindo par de jarras”.

É evidente que Carlos Gil, o alfaiate, está isento de culpas. Elas cabem todas ao rídiculo presidente da República que é Cavaco Silva. Se fosse só ridículo mas inofensivo ainda vá. Infelizmente não é o caso em questão. O abandalhamento da República, da soberania e da democracia têm por grande ator responsável Cavaco Silva. Na condecoração ao alfaiate com serviços prestados à sua esposa e que em nada relevante contribuiu para o país está a mostra do nefasto Cavaco no exercício daquele cargo. Outros bem piores poderiam ser aqui citados a título de exemplo.

Quis o acontecimento de hoje, derivado da ação de ativistas que colocaram uma tela a assinalar que o Parlamento de Portugal estava vendido - aqui referido no PG – para que em visita ao site correspondente fosse encontrada a grande “novidade” da condecoração a Carlos Gil…

O que dizer de um presidente assim? Tanto. Tanto, que o melhor é abreviar e proclamar que já não há pachorra para aturar os comportamentos nefastos do medíocre Cavaco Silva.

José Saramago disse que Cavaco era um "génio da banalidade". Foi pouco. Cavaco representa um dos males maiores que calharam a Portugal...

A seguir a exposição na íntegra ao pomo deste texto do Bocas do Inferno:  autoria de eunaomevendo.pt

SABE QUEM É CARLOS GIL?

Quando o Presidente condecora o alfaiate da mulher com uma das mais altas condecorações da República, isto é?

Julgava eu que a comenda de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, era atribuída a quem tivesse prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua história e dos seus valores.

Este senhor, contra o qual nada tenho, é o costureiro da D. Maria Cavaco Silva… e Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.


Sem comentários:

Mais lidas da semana