segunda-feira, 6 de julho de 2015

ENTÃO, VOLTEMOS AO INEVITÁVEL: A GRÉCIA FICA!



Ferreira Fernandes – Diário de Notícias, opinião

Era uma das razões boas do Acordo Ortográfico: acabar com a palavra "peremptório". Reduzida a perentório, supus eu, haveria menos opiniões definitivas. Mas continua a soberba: "Ou cai o Syriza ou cai a Grécia", ditou Marques Mendes, na véspera do referendo. Ontem, com o estrondo dos 60% no "não", outros oráculos do mesmo tamanho anunciaram a saída da Grécia da zona euro. Mas onde tem andado nos últimos tempos esta gente tão categórica? Não viram já, cá em casa, o que era o direito adquirido ser desapossado? O dar a volta ao prego ao que era irrevogável? E com a Grécia? Não têm seguido os tantos prazos definitivos, logo adiados? Nem a vigésima renegociação que já teve uma primeira, quinta e oitava, que eram, cada uma delas, a última?... Ora, perante essas incertezas gerais, o que leva os opinadores a hipotecar o seu nome proclamando ter o que hoje é menos certo, uma certeza? Reparem, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, dizer antes do referendo que o "não" levaria a Grécia a sair do euro, entende-se. Ele é "Bruxelas" e fazia pressão para os gregos diminuírem o poder negocial do Syriza. Mas, já nesta semana que entra, Schulz e os seus vão sentar--se com a Grécia para a manterem no euro e na Europa. Estou eu agora armado em oráculo? Sim, mas eu posso, não sou dos tacanhos. É fácil, tenho um mapa e sei olhar para ele: a Grécia vai manter-se no euro e na Europa. Só doidos abandonam o fortim mais avançado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana