domingo, 26 de julho de 2015

Moçambique. PM REAFIRMA VONTADE DO PRESIDENTE NYUSI EM SE ENCONTRA


Filipe Madinga da AIM

Chigubo (Moçambique), 25 Jul (AIM)
O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, reafirmou hoje que o Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, está disponível para se avistar a qualquer momento com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, para discutirem o restabelecimento de uma paz efectiva em Moçambique.

Falando num breve encontro com os residentes de Nhamazane, distrito de Chigubo, no âmbito de uma visita de trabalho a província de Gaza, Do Rosário, explicou que sem paz não é possível produzir, algo que pode conduzir a uma escassez de alimentos.

Chigubo é actualmente um distrito assolado pela fome devido a estiagem que afecta aquela região.

O Primeiro-ministro explicou que neste momento o Chefe do Estado está a fazer uma visita de trabalho a província de Manica, seguindo-se a província de Tete, e leva consigo uma mensagem para a preservação da paz e consolidação da unidade nacional, que são os requisitos necessários para o aumento da produção e da produtividade em prol do bem-estar de todos os moçambicanos.

Não podemos usar passaporte para sairmos de Maputo para Chigubo ou para outra parte do território nacional. Por isso, o Presidente Nyusi está a falar com todos os moçambicanos sobre a necessidade de se preservar a paz. Mesmo com líder da Renamo ele está sempre disposto a falar, explicou.

No comício popular que orientou no posto administrativo de Chigubo, Do Rosário disse que o Governo continua a dialogar com a Renamo para a preservação da paz e para que esta força politica possa entregar a lista dos seus homens e as respectivas armas.

Uns serão integrados na Polícia e outros nas Forças Armadas, mas este trabalho está a ser difícil. Nós queremos paz, paz, paz, porque sem paz não há riqueza, não há desenvolvimento. A guerra não é boa traz destruição e sofrimento. Não queremos ter dificuldade de nos movimentar no nosso país, disse.

Este distrito debate-se com o problema de falta de água, tanto para o consumo humano como para o abeberamento de gado. Por isso, o Primeiro-ministro prometeu discutir o assunto com o Governo distrital, provincial e central na busca de soluções para multiplicar as fontes de água.

Constatamos que a natureza não ajuda muito. Temos que garantir a sobrevivência do gado que é nossa fonte de riqueza para podermos vender e comprar o que não temos, disse Do Rosário.

Por isso, recomendou aos residentes a usarem o gado como moeda de troca para a obtenção de produtos e alimentos que precisam para o seu sustento como forma de garantir a segurança alimentar.

O governante disse ainda que o Governo vai também abordar os operadores privados locais para que possam ter e assumir tarefas de responsabilidade social para poderem ajudar na solução dos problemas que afectam a população.

Os operadores podem ajudar-nos a abrir furos de água e a comprar o nosso gado. Vamos também organizar feiras agro-pecuárias para trazer os produtos que não temos. Temos que evitar receber coisas de graça. Só em casos extremos é que o Governo deveria ser chamado a intervir, disse.

Referiu que o Governo também vai trabalhar na promoção do Parque Nacional de Banhine, para que esta reserva possa atrair turistas e produzir receita para desenvolver o distrito e aumentar os postos de emprego.


(AIM) MAD/sg

Sem comentários:

Mais lidas da semana