terça-feira, 7 de julho de 2015

PORTUGAL DISPONÍVEL PARA RECEBER 1.500 REFUFIADOS



Valentina Marcelino – Diário de Notícias

Comissão Europeia queria que o país recebesse 2400 pessoas, mas primeiro-ministro português recusou e pediu realismo a Bruxelas. Maioria dos refugiados serão de nacionalidade síria.

O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) já comunicou à Comissão Europeia a sua disponibilidade para Portugal receber 1500 refugiados do mar Mediterrâneo, nos próximos dois anos, soube o DN em primeira mão. O acordo sobre este número foi proposto por Rui Machete e teve a concordância do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Todo o processo terá financiamento europeu.

Ao que o DN apurou, são essencialmente migrantes sírios, fugidos da guerra do seu país, muitos com formação superior e capacidade financeira. "São refugiados de guerra que foram obrigados a fugir do seu país, onde tinham uma vida integrada, e tentam agora uma nova vida na Europa", assinalou uma fonte que está a acompanhar o processo.

Os países europeus tinham concordado em receber 60 mil migrantes fugidos dos conflitos em África e no Médio Oriente. Na última reunião dos chefes de governo, no entanto, não foi aceite a proposta da Comissão Europeia para que fossem definidas quotas para cada país, de acordo com uma equação que envolvia o Produto Interno Bruto (PIB), a população, a taxa de desemprego e o número de refugiados já acolhidos. Pelas contas de Bruxelas, o Estado português deveria acolher 2400 pessoas.


Sem comentários:

Mais lidas da semana