terça-feira, 20 de outubro de 2015

Luaty Beirão. "Se greve de fome terminar em tragédia, Governo português não tem desculpa"



O Governo português não pode ser desculpado pela “alegada não-ingerência” no caso de Luaty Beirão, acredita Mariana Mortágua.

Mariana Mortágua destinou o artigo que assina, esta terça-feira, no Jornal de Notícias ao caso de Luaty Beirão, que está há 30 dias em greve de fome contra a repressão feita pelo Estado angolano a ativistas que se manifestavam “pacificamente” contra a situação política do país.

E é com perplexidade que a deputada do Bloco de Esquerda diz ver a “impunidade” do presidente de Angola e a falta de atuação de Portugal nesta matéria.

Quando, “há dois anos José Eduardo dos Santos gelou o Governo português ao colocar em causa a ‘parceria estratégica’, foi um rodopio de ministros a caminho de Luanda”, recorda.

“Mas o mesmo Governo que tantas vezes se deslocou a Angola para defender interesses particulares escondeu-se numa alegada não-ingerência para fechar os olhos a todos os ataques aos direitos humanos”.

“É uma vergonha nacional”, lamenta a bloquista, recordando que “só a coragem de um cidadão luso-angolano, disposto a tudo pela liberdade, conseguiu arrancar a tímida reação de Rui Machete”.

“Se esta greve de fome terminar em tragédia para Luaty Beirão, este Governo não tem desculpa”, remata.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana