segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Portugal. Banif vendido ao Santander Totta; Costa reconhece "elevados custos da operação"



Numa breve declaração ao país, António Costa reconhece custos elevados da solução encontrada. Banco vai ser vendido por 150 milhões de euros.

Num comunicado emitido pelo Banco de Portugal, o regulador anuncia a venda da maior parte dos ativos e passivos do Banif ao Santander Totta por 150 milhões de euros. A operação envolve ainda um apoio público estimado de 2250 milhões de euros, dinheiro que o comunicado do regulador explica que servirá para cobrir "contingências futuras".

O Fundo de Resolução deverá injetar 489 milhões de euros, o Estado português compromete-se a apoiar diretamente com 1766 milhões de euros.

No comunicado é ainda referido que "esta solução é a que melhor protege a estabilidade do sistema financeiro português" e garante a "total proteção das poupanças das famílias e empresas confiadas ao Banif".

Os clientes do Banif passam a ser clientes do Banco Santander Totta e as agências do Banif vão passar a ser a agências do banco que comprou a sua atividade, pode ler-se no texto.

TSF - Foto: Rui Silva / Aspress Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana