segunda-feira, 14 de março de 2016

BLAIR MULTIMILIONÁRIO POR UMA MENTIRA. LULA CRUXIFICADO POR LUTA CONTRA POBREZA



Alberto Castro*, Londres

O muito honorável Tony Blair, o mesmo que juntamente com George Bush foi responsável pela morte de milhares de inocentes por causa de uma mentira e colocou o mundo na confusão que hoje vemos, virou multimilionário só em conferências e consultoria a governos estrangeiros. Na América Latina, por exemplo, é principescamente pago para aconselhar o governo da Colômbia em projeto de mineração orçado em 2 bilhões de libras esterlinas. Os britânicos pouco se importam com a forma como se tornou multimilionário e como usa seus milhões. Choca muito mais a ação dele na guerra do Iraque para o qual muitos pedem que responda criminalmente.  Blair estudou em Oxford, uma das mais prestigiadas universidades do mundo.

No Brasil, Lula, tirou milhões da pobreza, fez como nenhum outro presidente na história do Brasil uma política de inclusão social e colocou o país como player respeitado no mundo. É crucificado pela origem humilde, por não ter diploma universitário, como se de nada valessem as competências adquiridas ao longo dos anos de sindicalismo e de política ao mais alto nível na maior das universidades: a da vida. Foi o político mais popular do planeta, algo que deveria ser motivo de orgulho para os brasileiros. É um dos políticos mais requisitados e mais bem pagos do mundo em conferências e consultoria e joga toda sua influência em favor de empresas brasileiras no estrangeiro que, por sua vez, geram empregos para milhares dentro e fora do Brasil.

Se cometeu ilícitos, alguns tão bizarros que só mesmo em países de mentalidade tacanha é notícia na grande mídia, deve pagar. Mas ser crucificado da forma como está sendo, só mesmo em um país da região de maiores desigualdades no planeta, desigualdades fruto de elites retrógradas, mesquinhas e preconceituosas até a medula com classe, raça e gênero.


Sem comentários:

Mais lidas da semana