quarta-feira, 2 de março de 2016

TRUMP, DE DIARREICO A MALUCO. PASSOS TRAMPA, UM PRODUTO MADE IN PORTUGAL



Expresso Curto, com Bernardo Ferrão no manipulo da máquina dos “cimbalinos”. Hoje também ele trás americanices. Os Donos de Todo o Mundo e Arredores é quem manda. Bilderbergues e sem serem Bilderbergues obedecem. Donald Tramp está na moda. Por aqui, no PG, ontem, e à nossa conta, ele era um Sucedâneo de Diarreia, hoje, no Expresso, há quem diga que ele é maluco. Pois. Do Hitler há os que dizem o mesmo, que era maluco. Olhem o que aconteceu à Europa e ao mundo à conta daquele nazi.

Muita merda para o Trump é o que desejamos. Ele não é ator, nem pisa palcos de teatro, por isso não lhe estamos a desejar boa sorte.

Vira!

Um similar a Trump mas todo compostinho à estilo de menino copo de leite é mencionado neste Expresso Curto de Bernardo Ferrão. É o Passos, caramba!

O desavergonhado continua por aí. Agora manso e a propalar maviosos estilos de falsete. Claro que sabemos quem ele é. É o que promete mas não cumpre e até faz ao contrário para português lixar. Afinal ele não quis que as eleições se lixassem, como disse. O mostrengo político anda a sofrer que nem alcagoitas torradas num assador de castanhas e então faz-se manso, democrático, social-democrata para ocultar o trafulha que foi, é e será. Está-lhe na massa do sangue desde que surgiu nos laranjinhas e os chefiou. Está a ficar careca, mais uns anos e usará um chinó à Trump, ou à Trampa (versão portuguesa). E perguntam os que tiverem pachorra de ler isto: mas por que escreve este verborreico tanta palavra ordinária (há portugueses muito suscetiveis que nem por isso dizem palavrões mas são uns grandes sacanas). Pois. Se passassem fome à conta das medidas de miserabilização de Passos se calhar até o esganavam. Foi ver, ainda se pode ver, a miséria que por aí vai à conta dos mafiosos da escola Relvas e Cavaco. Um dia, aqui, conto uma história dos tempos de Cavaco PM, já no segundo mandato. Era tudo fácil para os mafiosos PSD no poder.

Só para terminar esta parte do diarreico Passos, ontem na SIC. Disse ele que personifica a “2ª geração de reformas para Portugal”. Sabem o que isso significa, não sabem? Significa que é Coelho mas tem um ato de coito longo e que nos quer fornicar ainda muito mais… se lhe derem poderes para isso. Ele sabe que tansos em Portugal é o que não falta. Vamos ver… Talvez. O regresso do maior sacana político em defesa dos mais ricos e da exploração e miserabilização dos mais pobres. E aí, então, fujam. A vingança serve-se fria, diz para com ele e em círculos restritos o Passos Trampa (versão made in Portugal).

Vira!

É mais que tempo de dar espaço ao Expresso Curto de Bernardo Ferrão. Curtam.

Redação PG / MM

Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Bernardo Ferrão - Expresso

Foi uma ‘super terça-feira’ para Trump e Clinton

O que há meses muitos julgavam impensável, aconteceu: a nomeação do polémico Donald Trump, como candidato republicano à Presidência dos EUA, está a tornar-se uma certeza. Trump foi o vencedor das primárias norte-americanas da 'Super terça-feira' entre os republicanos.

Venceu em pelo menos sete estados: Alabama, Arkansas, Georgia, Massachusetts, Tennessee, Vermont e Virginia. Mas perdeu o Texas e o Oklahoma para Ted Cruz . Marco Rubio conseguiu a sua primeira vitória no Minnesota, mas nada que lhe dê grande fôlego para continuar na corrida.

Falta saber o resultado do Alaska, o Estado da estrela políticaSarah Palin, onde as sondagens também favorecem o polémico multimilionário norte-americano.

Com estes resultados, o chamado establishment Republicano ficou com suores frios e os sinais das profundas divisões no partido são já claros. O partido está a ser acusado de ter reagido tarde de mais. O senador da Carolina do Sul, citado pela CBS News, perguntava: “Como vamos nomear alguém que é maluco? O Donald Trump é maluco.” (as declarações mais polémicas de Trump estão aqui).

O problema é que para os Republicanos o caminho segue cada vez mais estreito. Com Rubio em maus lençóis, o ex-candidato Lindsey Graham, aponta para uma solução que considera de último recurso: "Podemos ficar numa posição em que temos de nos juntar em torno de Ted Cruz, sendo essa a única forma de travar Trump", disse o senador à CBS.

Do lado dos democratas, a noite também foi de vitória paraHilary Clinton que venceu em sete estados – Texas, Arkansas, Tennessee, Alabama, Georgia, Virginia e Massachusetts -, embora tenha perdido para Bernie Sandersem 4 territórios: Colorado, Oklahoma, Minnesotta e Vermont.A esta hora ainda falta apurar os resultados da Samoa Americana, onde os democratas lutam por 10 delegados.

Numa sondagem entretanto publicada pela CNN, Donald Trump perde as eleições presidenciais contra Hillary Clinton ou Bernie Sanders. No frente a frente Trump/Clinton, ela teria 55% dos votos contra 44% do magnata norte-americano. Se o confronto fosse com Sanders, Trump perderia com 43% face aos 55% do senador do Vermont conquistaria.

Apesar do peso da mediática “super terça-feira”, ainda ficam por apurar qualquer coisa como dois terços dos delegados. Na votação da última noite, distribuídos por 13 estados e a Samoa Americana, estavam em causa 1460 delegados (865 democratas e 595 republicanos).

Por cá, Passos Coelho apresentou a moção estratégia global -“Compromisso Reformista” – que leva ao congresso de 1,2 e 3 de abril. O líder do PSD, que se recandidata a novo mandato, apresentou-se em nome de uma “2ª geração de reformas para Portugal”, e na moção também concretiza asduas saídas que vê para um cenário de crise política: um outro Governo de coligação PS/ BE/PCP ou eleições.

À noite, em entrevista à SIC e à SIC Notícias, Passos Coelho não acrescentou muito mais. Manteve o ataque ao Governo de Costa, mas mais moderado, e sobre o futuro mostrou-se ainda demasiado agarrado ao seu passado de primeiro-ministro. Sem ideias novas, mas assumindo-se“muitíssimo bem no papel de líder da oposição.”

No comentário à entrevista, António Vitorino dizia que o “desafio de Passos Coelho é ganhar algum distanciamento em relação à sua experiência governativa” e que “se quer arrancar para um novo ciclo tem de ser mais claro sobre o que é este novo PSD”. Santana Lopes concluía que ficou claro que Passos “já interiorizou que vai ter de ser líder da oposição mais tempo do que julgava”.

Marcelo Rebelo de Sousa volta hoje a reunir-se com António Costa. “Amanhã sim”, confirmou ontem o Presidente eleito, à saída da sua última aula na Faculdade de Direito em Lisboa. Marcelo toma posse já na próxima quarta-feira e não vai herdar nada para promulgar. A Luísa Meireles explicou noExpresso Diário que Cavaco Silva vai despachar a “meia dúzia de diplomas” e que o novo Presidente não herdará trabalho de casa.

Em entrevista à Bloomberg, Mário Centeno afirma que o Governo estima vender o Novo Banco em 12 meses. Centeno considera ainda que o prolongamento do período de venda do banco “não ajuda” o Estado.

Também a Bloomberg avançou que o CaixaBank, o terceiro maior banco espanhol e o maior acionista do BPI, estará em conversações com Isabel dos Santos. Objectivo: adquirir a participação que a empresária angolana tem no banco português. A Bloomberg cita fontes conhecedoras do processo. E o Negócios escreve em manchete que "fim da desblindagem é uma saída para o caso BPI". O Governo tenta assim criar situação de exceção para resoilver o problema do banco de Ulrich.

Jornal de Notícias avança que os “sindicatos forçam 25 dias de férias”. Segundo o JN, a CGTP e a UGT vão avançar com a proposta na Concertação Social. O Governo demonstra abertura mas patrões estão contra.

O Conselho de Finanças Públicas voltou ontem a lançaralertas sobre o Orçamento do Estado. A instituição liderada por Teodora Cardoso considera que há “riscos significativos” nas contas do governo. Embora reconheça que cenário macroeconómico é menos arriscado que o original. Sobre esta posição do CFP, Jerónimo de Sousa defendeu que vem “na linha das perspetivas de Bruxelas”, e acusa a instituição de “pressões” para que a solução política no Governo falhe.

FRASES

"Se houver redução de preços, excelente. Mas não é esse o principal objetivo do Governo. O principal objetivo do Governo é a sustentabilidade das empresas, a criação de condições para que possam investir, e sobretudo para que possam criar emprego", António Costa sobre a baixa do IVA.

“Não colocamos as questões no plano da intransigência e das linhas vermelhas”, João Oliveira, líder parlamentar do PCP no Público.

“Estou habituado às críticas e, passe a imodéstia, estou absolutamente imune e não tenho nada que me pese na consciência”, João Soares reagindo à exoneração de António Lamas, presidente do CCB.

OUTRAS NOTÍCIAS

Correio da Manhã escreve que José Sócrates escondia 23 milhões de euros quando era primeiro-ministro. O jornal diz que esta é uma conclusão do Ministério Público e do juiz de instrução do processo e que está expressa num acórdão do Constitucional que foi publicado em Diário da República.

Ainda na Operação Marques, o empresário luso-angolano Helder Bataglia será constituído arguido em Angola. Segundo o Observador e o jornal i, a carta rogatória para o notificar já terá seguido para Luanda com a discrição de todos os factos que lhe são imputados.

“É evidente que a Uber é ilegal”, é a certeza do ministro do Ambiente, ontem no Parlamento. João Matos Fernandes defendeu que "a lei é clara quando diz que, para haver transporte de passageiros, ele só pode ser feito por operadores de transporte" sustentando que a Uber não tem esse estatuto: "não é um operador de transporte".

O Podemos qualificou o discurso de Pedro Sanchez, na primeira sessão de investidura, como "dececionante". Para hoje está marcada a primeira votação. Mas sem apoios suficientes para a maioria absoluta (176 deputados), Sánchez precisa da abstenção do Podemos ou do PP na segunda votação, sexta-feira. Caso não consiga ser eleito em duas votações, torna-se no primeiro candidato a sair da investidura sem estar em funções.

Na lista Forbes, Américo Amorim continua a ser o português mais rico, a sua fortuna ultrapassa os 4 mil milhões de dólares, mais do dobro das de Belmiro de Azevedo e de Alexandre Soares dos Santos juntas.

A cerimónia dos Óscares apresentada por Chris Rock tevea mais baixa audiência dos últimos oito anos – foi vista por 34 milhões de pessoas – e, em termos absolutos, foi a terceira menos vista de sempre desde que é transmitida em direto em todo o mundo. Deixo-lhe aqui a lista completa dos vencedores da noite de domingo.

Os Rolling Stones anunciaram que vão dar, pela primeira vez,um concerto em Cuba. A atuação está marcada para 25 de março e será gratuita. A banda de Jagger vai tocar na Cidade Desportiva, em Havana, três dias depois da visita de Barack Obama ao país.

O QUE ANDO A VER

A 28 de janeiro o Expresso arrancou com o 2:59. Um novo programa de jornalismo de dados em webvídeo que decifra fenómenos da atualidade. A ideia é explicar o que se passa no país e no mundo em dois minutos e 59 segundos.

Hoje publicamos o 6º episódio, e desta vez com o contributo do Pedro Candeias, o editor do Desporto. Às 18h00 no Expresso Diário, e antecipando o derby do próximo sábado, o Pedro vai mostrar-nos porque é que o Benfica ganha quase sempre aos clubes mais pequenos e o Sporting ganha sempre aos grandes – vai dar que falar!

No 2:59 já explicámos porque é que a gasolina é cara quando o petróleo está baratocomo os bancos destruíram €40 mil milhões; falámos do erro de António Costa nas eleições; dopresente envenenado do Orçamento do Estado; e finalmente perguntámos: esta dívida paga-se?

Se nunca viu, não perca. Vai ver que o mundo se torna bem mais simples (ou não!).

Tenha um excelente dia. Até à próxima.

Sem comentários:

Mais lidas da semana