sexta-feira, 22 de abril de 2016

Moçambique. Deputados alemães acreditam numa solução pacífica para tensão político-militar



Maputo, 22 Abr (AIM) Uma delegação de deputados do Bundestag, o parlamento alemão, manifestou hoje a sua convicção de que Moçambique poderá muito rapidamente ultrapassar a actual no país, caracterizada por um clima de tensão político-militar.

Este sentimento foi manifestado em Maputo, pelo chefe da delegação, Joachim Pfeiffer, em declarações a imprensa, minutos após o término de um encontro mantido com o 1º vice-presidente da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, António José Amélia.

Explicou que a restauração de um ambiente de estabilidade político-militar vai incentivar as empresas alemãs a investir em Moçambique.

Estamos convencidos de que é possível superar todas as dificuldades para estimular os investimentos. Acreditamos num caminho pacífico e assim estarão criadas todas as condições para uma cooperação internacional mais profícua, disse Pfeiffer, que também é membro da Comissão Parlamentar para Energia e Economia.

Moçambique vive um clima de tensão político-militar desde as eleições gerais de Outubro de 2014, cujos resultados são contestados pela Renamo, o maior partido da oposição no país. Por isso, esta formação política ameaça governar a força nas seis províncias, nas regiões centro e norte, onde alega ter ganhado as eleições.

Para o efeito, a Renamo tem vindo a realizar ataques contra as Forças de Defesa e Segurança e civis inocentes.

Pfeiffer, que também é membro suplente da Comissão de Defesa, frisou que Moçambique dispõe de imensos recursos naturais. Por isso, sendo a Alemanha uma potência mundial poderá facilmente transmitir a sua experiência à Moçambique.

Apontou os sectores da agricultura, recursos minerais, energia, infra-estrutura e turismo onde aquela potência mundial poderá dar a sua contribuição para o bem-estar de ambos povos.

A Alemanha pode oferecer essas experiências na área empresarial e contribuir para o bem-estar dos nossos povos, disse.

Por seu turno, José Amélia disse que ficou expressa a preocupação do parlamento moçambicano, bem como do Governo, em buscar soluções para a actual instabilidade político-militar no país.

Foi uma ocasião nobre para explicarmos o empenho da Assembleia da República e do Governo, na pessoa do Presidente da República (Filipe Nyusi) na busca de caminhos rápidos e seguros para que a estabilidade volte e prevaleça no nosso país, afirmou.

Amélia apontou os sectores da energia, desenvolvimento rural, descentralização administrativa, educação básica e vocacional como componentes que têm vindo a merecer uma atenção especial na cooperação entre ambos povos.

Amélia fez questão de recordar que a cooperação alemã também incide a nível dos municípios do país.

Os municípios têm-se beneficiado da cooperação alemã, disse, para de seguida acrescentar gostar ismos de ver progressos no funcionamento da Liga parlamentar Moçambique-Alemanha.

Criada em 2015, na AR, Amélia explicou que a Liga constitui um veículo muito importante no relacionamento entre os dois parlamentos.

Durante a sua visita de trabalho de três dias, a delegação, constituída por sete membros do parlamento alemão, deslocar-se-á a Central Termoeléctrica a Gás Natural de Ressano Garcia, localizada na província meridional de Maputo.

(AIM) Acácio Chirrinzane (AC)/SG

Sem comentários:

Mais lidas da semana